Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Mello dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bulgarelli, Patricia Távora, Frichembruder, Karla, Colvara, Beatriz Carriconde, Hugo, Fernando Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198655
Resumo: A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo.
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