O papel do consumidor em anúncios dirigidos para profissionais de mídia : a instituição publicidade e a formação de seu discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibarra, Gabriel Slaviero
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77172
Resumo: O trabalho se propõe a abordar o fenômeno da Publicidade através da noção de que essa é uma instituição. A partir dessa compreensão, observa-se essa natureza institucional, investigando os fatores econômicos e socioculturais envoltos no fluxo publicitário e o resultado dessas influências sobre o discurso, e do discurso sobre a sociedade, tomando como recorte anúncios impressos voltados aos profissionais de mídia, estudados através de análise semiótica. Conclui-se que a Publicidade, como instituição, sustenta-se sobre a necessidade expansionista de empresas de varejo e veículos de comunicação, a serviço desses. Ao articular seu discurso em um contexto comunicacional no qual o consumidor final não está envolvido, a Publicidade mostra sua face predatória com relação àqueles, descrevendo-os de tal forma que se apresentam como meios para os fins econômicos do anunciante e do veículo no qual o anúncio circula – o que insinua que o discurso publicitário dissimula a intenção de seu conteúdo perante o consumidor final, abordando-o de forma diferenciada em contraste com os outros atores do fluxo publicitário.
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