Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Fabiano Couto Corrêa da, Witt, Amanda Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262444
Resumo: O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários.
id UFRGS-2_3fd77f3c580248f7a50c91a0819dded3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262444
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Patrícia Alessandra da RosaSilva, Fabiano Couto Corrêa daWitt, Amanda Santos2023-07-20T03:35:46Z20231414-0594http://hdl.handle.net/10183/262444001170210O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários.This paper sought to identify information literacy activities that effectively contribute to the construction of users' knowledge within the Municipal Public Library Josué Guimarães. It presents a brief bibliographic research about information literacy, public libraries and the librarian's educational role, as a way to support the activities carried out. To investigate the librarian's role as a mediator in the process of reading and appropriation of information among the users of the Municipal Public Library Josué Guimarães, in order to characterize and evaluate the practices within this institution. Methodology: The research is a case study with exploratory character, qualitative approach and bibliographic and documental research bias. The data collection techniques were participant observation and semi-structured interview with the head librarian of the Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. It was verified that various information literacy practices were carried out. However, there was no emphasis on Information and Communication Technology and no planning of activities related to Information Literacy. Despite the difficulties, such as problems in physical facilities and technological deficiencies, the Library seeks to provide quality services and facilitate the users' learning process.application/pdfporRevista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 28, n. 1 (jan./dez. 2023), p. 1-19Competência informacionalLetramentoBiblioteca pública : BrasilInformation LiteracyPublic LibrariesLifelong LearningLetramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué GuimarãesInformational literacy: information education at the Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170210.pdf.txt001170210.pdf.txtExtracted Texttext/plain50147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/2/001170210.pdf.txt86af25089d568f7208ba799b8055eb52MD52ORIGINAL001170210.pdfTexto completoapplication/pdf904448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/1/001170210.pdff9898c7beefe1548e6f8d3afd8e53e13MD5110183/2624442023-07-21 03:30:11.314231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-21T06:30:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Informational literacy: information education at the Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
spellingShingle Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa
Competência informacional
Letramento
Biblioteca pública : Brasil
Information Literacy
Public Libraries
Lifelong Learning
title_short Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_full Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_fullStr Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_full_unstemmed Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
title_sort Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
author Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa
author_facet Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa
Silva, Fabiano Couto Corrêa da
Witt, Amanda Santos
author_role author
author2 Silva, Fabiano Couto Corrêa da
Witt, Amanda Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa
Silva, Fabiano Couto Corrêa da
Witt, Amanda Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Letramento
Biblioteca pública : Brasil
topic Competência informacional
Letramento
Biblioteca pública : Brasil
Information Literacy
Public Libraries
Lifelong Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Literacy
Public Libraries
Lifelong Learning
description O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-20T03:35:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262444
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-0594
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170210
identifier_str_mv 1414-0594
001170210
url http://hdl.handle.net/10183/262444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 28, n. 1 (jan./dez. 2023), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/2/001170210.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/1/001170210.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 86af25089d568f7208ba799b8055eb52
f9898c7beefe1548e6f8d3afd8e53e13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092355588096