Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262444 |
Resumo: | O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários. |
id |
UFRGS-2_3fd77f3c580248f7a50c91a0819dded3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262444 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Patrícia Alessandra da RosaSilva, Fabiano Couto Corrêa daWitt, Amanda Santos2023-07-20T03:35:46Z20231414-0594http://hdl.handle.net/10183/262444001170210O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários.This paper sought to identify information literacy activities that effectively contribute to the construction of users' knowledge within the Municipal Public Library Josué Guimarães. It presents a brief bibliographic research about information literacy, public libraries and the librarian's educational role, as a way to support the activities carried out. To investigate the librarian's role as a mediator in the process of reading and appropriation of information among the users of the Municipal Public Library Josué Guimarães, in order to characterize and evaluate the practices within this institution. Methodology: The research is a case study with exploratory character, qualitative approach and bibliographic and documental research bias. The data collection techniques were participant observation and semi-structured interview with the head librarian of the Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. It was verified that various information literacy practices were carried out. However, there was no emphasis on Information and Communication Technology and no planning of activities related to Information Literacy. Despite the difficulties, such as problems in physical facilities and technological deficiencies, the Library seeks to provide quality services and facilitate the users' learning process.application/pdfporRevista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 28, n. 1 (jan./dez. 2023), p. 1-19Competência informacionalLetramentoBiblioteca pública : BrasilInformation LiteracyPublic LibrariesLifelong LearningLetramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué GuimarãesInformational literacy: information education at the Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170210.pdf.txt001170210.pdf.txtExtracted Texttext/plain50147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/2/001170210.pdf.txt86af25089d568f7208ba799b8055eb52MD52ORIGINAL001170210.pdfTexto completoapplication/pdf904448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/1/001170210.pdff9898c7beefe1548e6f8d3afd8e53e13MD5110183/2624442023-07-21 03:30:11.314231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-21T06:30:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Informational literacy: information education at the Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
title |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
spellingShingle |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa Competência informacional Letramento Biblioteca pública : Brasil Information Literacy Public Libraries Lifelong Learning |
title_short |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
title_full |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
title_fullStr |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
title_full_unstemmed |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
title_sort |
Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães |
author |
Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa |
author_facet |
Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa Silva, Fabiano Couto Corrêa da Witt, Amanda Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fabiano Couto Corrêa da Witt, Amanda Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Patrícia Alessandra da Rosa Silva, Fabiano Couto Corrêa da Witt, Amanda Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Letramento Biblioteca pública : Brasil |
topic |
Competência informacional Letramento Biblioteca pública : Brasil Information Literacy Public Libraries Lifelong Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information Literacy Public Libraries Lifelong Learning |
description |
O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-20T03:35:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262444 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-0594 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170210 |
identifier_str_mv |
1414-0594 001170210 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina. Vol. 28, n. 1 (jan./dez. 2023), p. 1-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/2/001170210.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262444/1/001170210.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86af25089d568f7208ba799b8055eb52 f9898c7beefe1548e6f8d3afd8e53e13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225092355588096 |