A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31587 |
Resumo: | Neste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática. |
id |
UFRGS-2_40222918575947d4cc1b2f8c1846fff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31587 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Daiana dos Santos OliveiraCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/31587000782629Neste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemEngenharia didáticaProfessor : Formação : MatemáticaA riqueza da geometria : conceitos de área e perímetroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782629.pdf000782629.pdfTexto completoapplication/pdf9553548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/1/000782629.pdf4282edf463d57a1613fee75c5a521179MD51TEXT000782629.pdf.txt000782629.pdf.txtExtracted Texttext/plain118455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/2/000782629.pdf.txt55dbf3dda8bd51331573d4be0cdbb56bMD52THUMBNAIL000782629.pdf.jpg000782629.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/3/000782629.pdf.jpgd1da6d3e9c5ac56e71c8845dab403a61MD5310183/315872018-10-22 09:15:06.054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
title |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
spellingShingle |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro Fischer, Daiana dos Santos Oliveira Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática |
title_short |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
title_full |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
title_fullStr |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
title_full_unstemmed |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
title_sort |
A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro |
author |
Fischer, Daiana dos Santos Oliveira |
author_facet |
Fischer, Daiana dos Santos Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Daiana dos Santos Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática |
description |
Neste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782629 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31587 |
identifier_str_mv |
000782629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/1/000782629.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/2/000782629.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/3/000782629.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4282edf463d57a1613fee75c5a521179 55dbf3dda8bd51331573d4be0cdbb56b d1da6d3e9c5ac56e71c8845dab403a61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062399942656 |