Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Édina Brasil Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56384
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão.
id UFRGS-2_41086c7ccba95a0032c87ebf2809c4a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56384
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Britto, Édina Brasil BatistaBaptista, Cláudio Roberto2012-10-12T01:35:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/56384000859437O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão.application/pdfporInclusão escolarEducação de jovens e adultosPortador de deficiênciaEnsino regularEducação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859437.pdf000859437.pdfTexto completoapplication/pdf476681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/1/000859437.pdfaf35a14fe35244a68bdd18f4ea4eb659MD51TEXT000859437.pdf.txt000859437.pdf.txtExtracted Texttext/plain48535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/2/000859437.pdf.txt904bf971791d489f21381520322c74f9MD52THUMBNAIL000859437.pdf.jpg000859437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/3/000859437.pdf.jpg63a09ff6a223fb46aff958b98569080aMD5310183/563842018-10-08 08:18:24.7oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:18:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
title Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
spellingShingle Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
Britto, Édina Brasil Batista
Inclusão escolar
Educação de jovens e adultos
Portador de deficiência
Ensino regular
title_short Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
title_full Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
title_fullStr Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
title_sort Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
author Britto, Édina Brasil Batista
author_facet Britto, Édina Brasil Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Édina Brasil Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação de jovens e adultos
Portador de deficiência
Ensino regular
topic Inclusão escolar
Educação de jovens e adultos
Portador de deficiência
Ensino regular
description O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859437
url http://hdl.handle.net/10183/56384
identifier_str_mv 000859437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/1/000859437.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/2/000859437.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/3/000859437.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af35a14fe35244a68bdd18f4ea4eb659
904bf971791d489f21381520322c74f9
63a09ff6a223fb46aff958b98569080a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447093661138944