Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56384 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão. |
id |
UFRGS-2_41086c7ccba95a0032c87ebf2809c4a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56384 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Britto, Édina Brasil BatistaBaptista, Cláudio Roberto2012-10-12T01:35:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/56384000859437O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão.application/pdfporInclusão escolarEducação de jovens e adultosPortador de deficiênciaEnsino regularEducação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859437.pdf000859437.pdfTexto completoapplication/pdf476681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/1/000859437.pdfaf35a14fe35244a68bdd18f4ea4eb659MD51TEXT000859437.pdf.txt000859437.pdf.txtExtracted Texttext/plain48535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/2/000859437.pdf.txt904bf971791d489f21381520322c74f9MD52THUMBNAIL000859437.pdf.jpg000859437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/3/000859437.pdf.jpg63a09ff6a223fb46aff958b98569080aMD5310183/563842018-10-08 08:18:24.7oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:18:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
title |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? Britto, Édina Brasil Batista Inclusão escolar Educação de jovens e adultos Portador de deficiência Ensino regular |
title_short |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
title_full |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
title_sort |
Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão? |
author |
Britto, Édina Brasil Batista |
author_facet |
Britto, Édina Brasil Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Édina Brasil Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
contributor_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação de jovens e adultos Portador de deficiência Ensino regular |
topic |
Inclusão escolar Educação de jovens e adultos Portador de deficiência Ensino regular |
description |
O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56384 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859437 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56384 |
identifier_str_mv |
000859437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/1/000859437.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/2/000859437.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56384/3/000859437.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af35a14fe35244a68bdd18f4ea4eb659 904bf971791d489f21381520322c74f9 63a09ff6a223fb46aff958b98569080a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447093661138944 |