Percepção dos funcionários da Gerel Curitiba sobre a avaliação de desempenho por competências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14096 |
Resumo: | O trabalho enfoca a Avaliação de Desempenho por Competências no Banco do Brasil, sendo realizada uma pesquisa na Gerel-Curitiba. A pesquisa iniciou-se com um levantamento do referencial teórico sobre os modelos de avaliação de desempenho por competências, buscando-se conhecer mais profundamente o assunto sob o ponto de vista de vários autores. A pesquisa no Banco do Brasil possibilitou levantar dados sobre o seu sistema de avaliação profissional com base em documentos elaborados pela organização para incentivar seus funcionários a fazer a avaliação por múltiplas fontes, incluindo a avaliação dos pares, do superior, dos subordinados e auto-avaliação. Obteve-se assim, os principais conceitos sobre competências, métodos de avaliação e sobre a auto-avaliação. No desenvolvimento da pesquisa realizou-se um questionário distribuído a 40 pessoas, sendo 5 pessoas ocupando cargos de gerência de núcleo e setor e 35 funcionários ocupando diferentes cargos, desde engenheiros, arquitetos, analistas, auxiliares técnicos e escriturários, para se conhecer os diversos pontos de vista. Os dois grupos foram denominados, respectivamente, Respondentes do Grupo 1 e Respondentes do Grupo 2. Os dados obtidos nos questionários foram analisados quantitativamente, demonstrados em gráficos e analisados de acordo com a revisão bibliográfica. Nas contribuições e conclusões evidenciou-se os principais conhecimentos obtidos com a pesquisa e sugeriu-se algumas pequenas mudanças no sistema de avaliação. |
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Lazzari, JuditeRuas, Roberto Lima2008-10-01T04:13:57Z2007http://hdl.handle.net/10183/14096000649448O trabalho enfoca a Avaliação de Desempenho por Competências no Banco do Brasil, sendo realizada uma pesquisa na Gerel-Curitiba. A pesquisa iniciou-se com um levantamento do referencial teórico sobre os modelos de avaliação de desempenho por competências, buscando-se conhecer mais profundamente o assunto sob o ponto de vista de vários autores. A pesquisa no Banco do Brasil possibilitou levantar dados sobre o seu sistema de avaliação profissional com base em documentos elaborados pela organização para incentivar seus funcionários a fazer a avaliação por múltiplas fontes, incluindo a avaliação dos pares, do superior, dos subordinados e auto-avaliação. Obteve-se assim, os principais conceitos sobre competências, métodos de avaliação e sobre a auto-avaliação. No desenvolvimento da pesquisa realizou-se um questionário distribuído a 40 pessoas, sendo 5 pessoas ocupando cargos de gerência de núcleo e setor e 35 funcionários ocupando diferentes cargos, desde engenheiros, arquitetos, analistas, auxiliares técnicos e escriturários, para se conhecer os diversos pontos de vista. Os dois grupos foram denominados, respectivamente, Respondentes do Grupo 1 e Respondentes do Grupo 2. Os dados obtidos nos questionários foram analisados quantitativamente, demonstrados em gráficos e analisados de acordo com a revisão bibliográfica. Nas contribuições e conclusões evidenciou-se os principais conhecimentos obtidos com a pesquisa e sugeriu-se algumas pequenas mudanças no sistema de avaliação.This work is focused in the accomplishment evaluation by competence, in Banco do Brasil, with a direct research in Gerel-Curitiba. This research has begun with a set up of theories about accomplishment evaluations by competence, willing to acquire deeper knowledge about the subject, by understanding the point of view of several authors. The research on Banco do Brasil made it possible to arise data about its professional evaluation system, based by documents prepared by the organization with the intent to incline its employees to evaluate by multiple sources, including their pairs, superiors, subordinated employees and yet the selfevaluation. This bibliographic revision was able to provide the most important concepts about competence, evaluation methods and self evaluation. During the development of the research, a questionnaire was released to 40 people, being 5 managers and 35 employees, which were engineers, architects, annalists, technical assistants and attendants, chosen with the intent of getting different points of view. This two groups were classified as 1 and 2. The data received by the application of the questionnaire was analyzed quantitatively, illustrated by graphics and analyzed according the bibliographic revision. In contributions and conclusions, the most important knowledge acquired shows, and the author suggested some minor changes on the evaluation system.application/pdfporAdministração de recursos humanosCompetência organizacionalGestão por competênciasAvaliação de desempenhoBanco do Brasil.EvaluationEvaluatedEvaluatorCapacitiesCompetenceAccomplishmentSkillsPercepção dos funcionários da Gerel Curitiba sobre a avaliação de desempenho por competênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649448.pdf000649448.pdfTexto completoapplication/pdf254710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14096/1/000649448.pdf76344892ed95f49a2a75a6f029359108MD51TEXT000649448.pdf.txt000649448.pdf.txtExtracted Texttext/plain111510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14096/2/000649448.pdf.txt80c30e1af88e5994258ca091e1786f1dMD52THUMBNAIL000649448.pdf.jpg000649448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14096/3/000649448.pdf.jpgad4046d498b0db8b245f8757695187d3MD5310183/140962018-10-09 08:16:51.322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:16:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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