Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cestari, Thiago Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Patrícia Fernanda da, Santos, Marcio Gabriel dos, Perez, Miguel de Camino, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230898
Resumo: O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.
id UFRGS-2_430985a97c85ec749434e5a5b1022733
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cestari, Thiago NunesSilva, Patrícia Fernanda daSantos, Marcio Gabriel dosPerez, Miguel de CaminoTarouco, Liane Margarida Rockenbach2021-10-19T04:23:20Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/230898001132097O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.The Physics teaching in Brazil faces several challenges, this contributes with the choice of traditional teaching methods, which results in Physics being one of the least favorite school subjects, according to the students. In order to change this fact, experimentation could be a strategy. The use of virtual experiments is a viable alternative, since the majority of Brazilian schools have computers for the students to use and don’t have a Science laboratory. Thus, we interviewed 116 Physics teachers of all across the country to know how virtual experiments should be used to promote Physics learning in their perception. The results show that teachers believe that the virtual experiments main factor to result into learning is the similarity to the reality.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 320-329.Física : EnsinoPhysics TeachingVirtual ExperimentsPhysics LabExperimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentesVirtual Experiments on Physics Teaching : a research on teachers’ perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132097.pdf.txt001132097.pdf.txtExtracted Texttext/plain32369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230898/2/001132097.pdf.txt4a00146fc67008b61dd6aed7f3f92dc3MD52ORIGINAL001132097.pdfTexto completoapplication/pdf1697022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230898/1/001132097.pdf84b9799736702cf0b353f8121d7d2198MD5110183/2308982022-07-30 04:59:59.507725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-30T07:59:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual Experiments on Physics Teaching : a research on teachers’ perception
title Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
spellingShingle Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
Cestari, Thiago Nunes
Física : Ensino
Physics Teaching
Virtual Experiments
Physics Lab
title_short Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
title_full Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
title_fullStr Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
title_full_unstemmed Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
title_sort Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
author Cestari, Thiago Nunes
author_facet Cestari, Thiago Nunes
Silva, Patrícia Fernanda da
Santos, Marcio Gabriel dos
Perez, Miguel de Camino
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Silva, Patrícia Fernanda da
Santos, Marcio Gabriel dos
Perez, Miguel de Camino
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cestari, Thiago Nunes
Silva, Patrícia Fernanda da
Santos, Marcio Gabriel dos
Perez, Miguel de Camino
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
topic Física : Ensino
Physics Teaching
Virtual Experiments
Physics Lab
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics Teaching
Virtual Experiments
Physics Lab
description O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T04:23:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230898
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132097
identifier_str_mv 1679-1916
001132097
url http://hdl.handle.net/10183/230898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 320-329.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230898/2/001132097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230898/1/001132097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a00146fc67008b61dd6aed7f3f92dc3
84b9799736702cf0b353f8121d7d2198
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039395160064