Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230898 |
Resumo: | O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade. |
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Cestari, Thiago NunesSilva, Patrícia Fernanda daSantos, Marcio Gabriel dosPerez, Miguel de CaminoTarouco, Liane Margarida Rockenbach2021-10-19T04:23:20Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/230898001132097O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.The Physics teaching in Brazil faces several challenges, this contributes with the choice of traditional teaching methods, which results in Physics being one of the least favorite school subjects, according to the students. In order to change this fact, experimentation could be a strategy. The use of virtual experiments is a viable alternative, since the majority of Brazilian schools have computers for the students to use and don’t have a Science laboratory. Thus, we interviewed 116 Physics teachers of all across the country to know how virtual experiments should be used to promote Physics learning in their perception. The results show that teachers believe that the virtual experiments main factor to result into learning is the similarity to the reality.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 320-329.Física : EnsinoPhysics TeachingVirtual ExperimentsPhysics LabExperimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentesVirtual Experiments on Physics Teaching : a research on teachers’ perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132097.pdf.txt001132097.pdf.txtExtracted Texttext/plain32369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230898/2/001132097.pdf.txt4a00146fc67008b61dd6aed7f3f92dc3MD52ORIGINAL001132097.pdfTexto completoapplication/pdf1697022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230898/1/001132097.pdf84b9799736702cf0b353f8121d7d2198MD5110183/2308982022-07-30 04:59:59.507725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-30T07:59:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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