Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissaro, Regina Dioga
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253981
Resumo: Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização. Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
id UFRGS-2_43266c304063d9a34a8864471c1d5fa4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pelissaro, Regina DiogaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2023-02-02T04:48:16Z20151981-8920http://hdl.handle.net/10183/253981000976909Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização. Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.Introduction: To achieve information literacy it is necessary learn skills for search and use of information, which should begin to be developed early by the activities of user education applied in school libraries. Evaluate the actions of user education is valid to find if the children internalize the knowledge they are receiving. Objective: Evaluate the ratio of the skills developed by children from 1styear of Israelita College Elementary School of Porto Alegre / RS, with the skills proposed by Kuhlthau for Phase I, Step 1, corresponding to the age of four to six years. Methodology: Data were collected through observation and focus group. They were analyzed qualitatively. Results: The results indicate that children have most of the skills proposed by the author and those which are not fully developed can be improved by restructuring activities implemented and, other skills ,in the end of the year, when completing the literacy. Conclusions: The study considers the evaluations essential because with them it is possible estimate if students have acquired the skills practiced in the actions of user education.Introducción: Para lograr la alfabetización informacional es necesario aprender una serie de habilidades de búsqueda y uso de la información que deben empezar a desarrollarse desde la edad temprana a través de los programas de formación de usuarios empleados en las bibliotecas escolares. Objetivo: Este estudio investiga la relación de las habilidades desarrolladas por los niños de primer año de la escuela primaria del Colegio Israelita de Porto Alegre/RS, con las destrezas propuestas por la autora Kuhlthau para la Fase I, etapa 1, que corresponde a la edad de cuatro a seis años. Metodología: Los datos fueron recogidos mediante la observación y grupo de enfoque y fueron analizados cualitativamente. Resultados: Los resultados demostraron que los niños tienen la mayor parte de las destrezas propuestas por la autora y los que no están completamente desarrollados pueden evolucionar a través de las actividades propuestas por este estudio. Las demás destrezas se desarrollan al final del año, después de completar la alfabetización. Conclusiones: El estudio encuentra que las evaluaciones son primordiales, porque a través de ellas se obtienen los resultados que comprueban si los estudiantes han logrado alcanzar las destrezas practicadas en los programas de formación de usuarios.application/pdfporInformação & informação. Londrina. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 279-302Estudo de usuárioBiblioteca escolarDevelopment of informational skillsUser education. School libraryAssessment skills informationalDesarrollo de habilidades informacionalesFormación de usuariosBiblioteca escolarEvaluación de habilidades informacionalesDesenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio IsraelitaDesarrollo de habilidades informacionales: um estudio de las actividades de formación de usuarios implementado en la biblioteca del Colegio IsraelitaDevelopment of informational skills: a study of the user education activities applied in Israelita College's libraryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000976909.pdf.txt000976909.pdf.txtExtracted Texttext/plain66630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253981/2/000976909.pdf.txt1cb37cfb4f4180e2655dafdd6e2cf2ddMD52ORIGINAL000976909.pdfTexto completoapplication/pdf190320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253981/1/000976909.pdf6064453b96296043e4fb4196d4876cc2MD5110183/2539812023-02-03 05:50:15.852182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-03T07:50:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desarrollo de habilidades informacionales: um estudio de las actividades de formación de usuarios implementado en la biblioteca del Colegio Israelita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of informational skills: a study of the user education activities applied in Israelita College's library
title Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
Pelissaro, Regina Dioga
Estudo de usuário
Biblioteca escolar
Development of informational skills
User education. School library
Assessment skills informational
Desarrollo de habilidades informacionales
Formación de usuarios
Biblioteca escolar
Evaluación de habilidades informacionales
title_short Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
title_full Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
title_sort Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na biblioteca do Colégio Israelita
author Pelissaro, Regina Dioga
author_facet Pelissaro, Regina Dioga
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author_role author
author2 Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissaro, Regina Dioga
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de usuário
Biblioteca escolar
topic Estudo de usuário
Biblioteca escolar
Development of informational skills
User education. School library
Assessment skills informational
Desarrollo de habilidades informacionales
Formación de usuarios
Biblioteca escolar
Evaluación de habilidades informacionales
dc.subject.eng.fl_str_mv Development of informational skills
User education. School library
Assessment skills informational
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarrollo de habilidades informacionales
Formación de usuarios
Biblioteca escolar
Evaluación de habilidades informacionales
description Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização. Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-02T04:48:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253981
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-8920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976909
identifier_str_mv 1981-8920
000976909
url http://hdl.handle.net/10183/253981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informação & informação. Londrina. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 279-302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253981/2/000976909.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253981/1/000976909.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cb37cfb4f4180e2655dafdd6e2cf2dd
6064453b96296043e4fb4196d4876cc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447817441771520