Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elisângela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54261
Resumo: Busca compreender os recursos e a forma como estudantes de Biblioteconomia utilizam a Web 2.0 para acessar e compartilhar informações e a maneira como interagem com outros usuários nas redes. O estudo teve abordagem qualitativa, com a finalidade de compreender o fenômeno dentro de um contexto. Utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade dos sujeitos no acesso, compartilhamento e interação nos recursos informacionais disponíveis na Web 2.0. Para isso, foi realizada uma entrevista com 07 (sete) estudantes de Biblioteconomia pertencentes à comissão organizadora de eventos de estudantes de Biblioteconomia no ano de 2011. As categorias de análise foram ambientes e recursos utilizados da Web 2.0 assuntos abordados, forma de interação e frequência. Para representar os dados a partir de uma perspectiva mais próxima do sujeito, foram utilizados trechos das entrevistas. É possível afirmar que os estudantes de Biblioteconomia entrevistados, utilizam os recursos de sites especializados, e de notícias, redes sociais e recursos de conversação online para acessar, produzir e compartilhar informações interagindo com os recursos de forma reativa e com outros usuários de forma mútua. Conclui-se que os estudantes de Biblioteconomia acompanham os avanços das novas demandas informacionais utilizando os recursos disponíveis na Web 2.0 para inovar e aprimorar os serviços oferecidos e assim disseminar informações relevantes a comunidade de usuários que atendem.
id UFRGS-2_4354591fee3c9afc6a5682d9be93921c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54261
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, ElisângelaCaregnato, Sonia Elisa2012-08-21T01:35:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/54261000855784Busca compreender os recursos e a forma como estudantes de Biblioteconomia utilizam a Web 2.0 para acessar e compartilhar informações e a maneira como interagem com outros usuários nas redes. O estudo teve abordagem qualitativa, com a finalidade de compreender o fenômeno dentro de um contexto. Utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade dos sujeitos no acesso, compartilhamento e interação nos recursos informacionais disponíveis na Web 2.0. Para isso, foi realizada uma entrevista com 07 (sete) estudantes de Biblioteconomia pertencentes à comissão organizadora de eventos de estudantes de Biblioteconomia no ano de 2011. As categorias de análise foram ambientes e recursos utilizados da Web 2.0 assuntos abordados, forma de interação e frequência. Para representar os dados a partir de uma perspectiva mais próxima do sujeito, foram utilizados trechos das entrevistas. É possível afirmar que os estudantes de Biblioteconomia entrevistados, utilizam os recursos de sites especializados, e de notícias, redes sociais e recursos de conversação online para acessar, produzir e compartilhar informações interagindo com os recursos de forma reativa e com outros usuários de forma mútua. Conclui-se que os estudantes de Biblioteconomia acompanham os avanços das novas demandas informacionais utilizando os recursos disponíveis na Web 2.0 para inovar e aprimorar os serviços oferecidos e assim disseminar informações relevantes a comunidade de usuários que atendem.It seeks to understand the features and how students use the Library Web 2.0 to access and share information and how they interact with other users on the networks. The study was a qualitative approach, in order to understand the phenomenon in context. We used the description and interpretation of the reality of subject access, sharing and interaction in information resources available in Web 2.0. For this, an interview was conducted with 07 (seven) students belonging to the Library event organizing committee of students of Librarianship in 2011. The categories of analysis were used environments and features of Web 2.0 topics covered, form and frequency of interaction. To represent the data from a closer view of the subject, we used extracts of interviews. It can be argued that students of librarianship interviewed, using the resources of specialized Websites, and news, social networking and Chat online resources to access, produce and share information by interacting with resources in a reactive way and with others so mutual. It is concluded that students of librarianship accompanying advances in new demands using the informational resources available on the Web 2.0 to innovate and improve the services offered and thus disseminate information relevant to the user community they serve.application/pdfporWeb 2.0Uso de informaçãoAlunoBiblioteconomiaUse of informationWeb 2.0InteractionStudents of librarianshipWeb 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855784.pdf000855784.pdfTexto completoapplication/pdf536582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54261/1/000855784.pdf1963d4ff9e28a5c7e56eb37910ab1fdbMD51TEXT000855784.pdf.txt000855784.pdf.txtExtracted Texttext/plain80391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54261/2/000855784.pdf.txtfa53f7bf06f8265093ed06c151f57eceMD52THUMBNAIL000855784.pdf.jpg000855784.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54261/3/000855784.pdf.jpgd9943b4f2afb757e1e4afe59d4447d4cMD5310183/542612018-10-15 08:16:39.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:16:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
title Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
spellingShingle Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
Gomes, Elisângela
Web 2.0
Uso de informação
Aluno
Biblioteconomia
Use of information
Web 2.0
Interaction
Students of librarianship
title_short Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
title_full Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
title_fullStr Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
title_full_unstemmed Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
title_sort Web 2.0 : formas de interação por estudantes de Biblioteconomia
author Gomes, Elisângela
author_facet Gomes, Elisângela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elisângela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
contributor_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Uso de informação
Aluno
Biblioteconomia
topic Web 2.0
Uso de informação
Aluno
Biblioteconomia
Use of information
Web 2.0
Interaction
Students of librarianship
dc.subject.eng.fl_str_mv Use of information
Web 2.0
Interaction
Students of librarianship
description Busca compreender os recursos e a forma como estudantes de Biblioteconomia utilizam a Web 2.0 para acessar e compartilhar informações e a maneira como interagem com outros usuários nas redes. O estudo teve abordagem qualitativa, com a finalidade de compreender o fenômeno dentro de um contexto. Utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade dos sujeitos no acesso, compartilhamento e interação nos recursos informacionais disponíveis na Web 2.0. Para isso, foi realizada uma entrevista com 07 (sete) estudantes de Biblioteconomia pertencentes à comissão organizadora de eventos de estudantes de Biblioteconomia no ano de 2011. As categorias de análise foram ambientes e recursos utilizados da Web 2.0 assuntos abordados, forma de interação e frequência. Para representar os dados a partir de uma perspectiva mais próxima do sujeito, foram utilizados trechos das entrevistas. É possível afirmar que os estudantes de Biblioteconomia entrevistados, utilizam os recursos de sites especializados, e de notícias, redes sociais e recursos de conversação online para acessar, produzir e compartilhar informações interagindo com os recursos de forma reativa e com outros usuários de forma mútua. Conclui-se que os estudantes de Biblioteconomia acompanham os avanços das novas demandas informacionais utilizando os recursos disponíveis na Web 2.0 para inovar e aprimorar os serviços oferecidos e assim disseminar informações relevantes a comunidade de usuários que atendem.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-21T01:35:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54261
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855784
url http://hdl.handle.net/10183/54261
identifier_str_mv 000855784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54261/1/000855784.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54261/2/000855784.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54261/3/000855784.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1963d4ff9e28a5c7e56eb37910ab1fdb
fa53f7bf06f8265093ed06c151f57ece
d9943b4f2afb757e1e4afe59d4447d4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224430531117056