Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buglione, Joana Fuhrmeister
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95532
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo.
id UFRGS-2_435ff0572d639d8f01bfa5612cb62772
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Buglione, Joana FuhrmeisterJacques, Jocelise Jacques de2014-05-22T02:07:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/95532000917878Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo.The objective of this Course Graduation Project is to develop a product to help children learn the concepts of math. The first part of it – TCC I – comprises project planning and informational project, introducing the goals to be achieved, the methodology used and the information gathered to build a theoretical bases. The second part of the project – TCC II – refers to the conceptual project, which includes creating possible solutions to the problem and its validation before experts and the creation the concept of the final product and its development through manual sketches and 3D modeling with digital software. The project conclusion is the toy “Cabe mais 1?” which focuses on the initial concepts of numbers, addition and subtractions. The product is shown through digital renders, technical details of its pieces, materials and manufacture process definitions and a final prototype.application/pdfporDesign de produtoBrinquedoMatemáticaCriançasProduct designLearningChildrenMathematicsMatemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2013Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917878.pdf000917878.pdfTexto completoapplication/pdf9876215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/1/000917878.pdf6a8aa91bc7e3477a6073e1b55bccd9f1MD51TEXT000917878.pdf.txt000917878.pdf.txtExtracted Texttext/plain235843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/2/000917878.pdf.txtae6731bd7811e82ee3d4697065035281MD52THUMBNAIL000917878.pdf.jpg000917878.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/3/000917878.pdf.jpg273c9c8dffb9e11d0911f3e3b7e70e55MD5310183/955322018-10-09 08:14:15.17oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:14:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
title Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
spellingShingle Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
Buglione, Joana Fuhrmeister
Design de produto
Brinquedo
Matemática
Crianças
Product design
Learning
Children
Mathematics
title_short Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
title_full Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
title_fullStr Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
title_sort Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
author Buglione, Joana Fuhrmeister
author_facet Buglione, Joana Fuhrmeister
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buglione, Joana Fuhrmeister
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacques, Jocelise Jacques de
contributor_str_mv Jacques, Jocelise Jacques de
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Brinquedo
Matemática
Crianças
topic Design de produto
Brinquedo
Matemática
Crianças
Product design
Learning
Children
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Product design
Learning
Children
Mathematics
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-22T02:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95532
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917878
url http://hdl.handle.net/10183/95532
identifier_str_mv 000917878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/1/000917878.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/2/000917878.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/3/000917878.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a8aa91bc7e3477a6073e1b55bccd9f1
ae6731bd7811e82ee3d4697065035281
273c9c8dffb9e11d0911f3e3b7e70e55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224464623468544