Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95532 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo. |
id |
UFRGS-2_435ff0572d639d8f01bfa5612cb62772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95532 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Buglione, Joana FuhrmeisterJacques, Jocelise Jacques de2014-05-22T02:07:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/95532000917878Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo.The objective of this Course Graduation Project is to develop a product to help children learn the concepts of math. The first part of it – TCC I – comprises project planning and informational project, introducing the goals to be achieved, the methodology used and the information gathered to build a theoretical bases. The second part of the project – TCC II – refers to the conceptual project, which includes creating possible solutions to the problem and its validation before experts and the creation the concept of the final product and its development through manual sketches and 3D modeling with digital software. The project conclusion is the toy “Cabe mais 1?” which focuses on the initial concepts of numbers, addition and subtractions. The product is shown through digital renders, technical details of its pieces, materials and manufacture process definitions and a final prototype.application/pdfporDesign de produtoBrinquedoMatemáticaCriançasProduct designLearningChildrenMathematicsMatemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2013Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917878.pdf000917878.pdfTexto completoapplication/pdf9876215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/1/000917878.pdf6a8aa91bc7e3477a6073e1b55bccd9f1MD51TEXT000917878.pdf.txt000917878.pdf.txtExtracted Texttext/plain235843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/2/000917878.pdf.txtae6731bd7811e82ee3d4697065035281MD52THUMBNAIL000917878.pdf.jpg000917878.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/3/000917878.pdf.jpg273c9c8dffb9e11d0911f3e3b7e70e55MD5310183/955322018-10-09 08:14:15.17oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:14:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
title |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem Buglione, Joana Fuhrmeister Design de produto Brinquedo Matemática Crianças Product design Learning Children Mathematics |
title_short |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
title_full |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
title_sort |
Matemática para crianças e o design como facilitador do processo de aprendizagem |
author |
Buglione, Joana Fuhrmeister |
author_facet |
Buglione, Joana Fuhrmeister |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buglione, Joana Fuhrmeister |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacques, Jocelise Jacques de |
contributor_str_mv |
Jacques, Jocelise Jacques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Brinquedo Matemática Crianças |
topic |
Design de produto Brinquedo Matemática Crianças Product design Learning Children Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Product design Learning Children Mathematics |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta o desenvolvimento de um produto que auxilie crianças no aprendizado de matemática. A primeira parte do trabalho – TCC I – abrange as etapas de planejamento do projeto e projeto informacional, em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados e a metodologia empregada, além da coleta de informações, que corresponde à fundamentação teórica do referido trabalho. A segunda etapa – TCC II – engloba a fase do projeto conceitual, envolvendo a geração de alternativas, sua validação perante especialistas e a criação do conceito do produto final e o seu desenvolvimento via sketches manuais e modelagem por meio de software 3D. A conclusão do trabalho é apresentada sob a forma do brinquedo “Cabe mais 1?”, que tem como foco trabalhar os conceitos iniciais de números e das operações de adição e subtração; o produto é exposto por meio de renders digitais, detalhamento técnico de suas peças, definição de materiais e processos de fabricação e confecção de protótipo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-22T02:07:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95532 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917878 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95532 |
identifier_str_mv |
000917878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/1/000917878.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/2/000917878.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95532/3/000917878.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a8aa91bc7e3477a6073e1b55bccd9f1 ae6731bd7811e82ee3d4697065035281 273c9c8dffb9e11d0911f3e3b7e70e55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224464623468544 |