Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Isabel Moura de Mesquita
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200589
Resumo: Este trabalho consiste em uma reflexão acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola municipal de educação infantil. O objetivo do estudo foi analisar como professores vem utilizando as mídias e tecnologias em sala de aula na educação escolar das crianças de 0 a 5 anos de idade, bem como, verificar quais mídias estão sendo utilizadas com maior frequência no contexto escolar da educação infantil. E ainda, investigar a importância das mídias como ferramenta no trabalho docente, assim como, compreender de que forma será incluído nos currículos a Cultura Digital na Educação Infantil, tendo em vista a nova BNCC. Para embasar este trabalho buscou-se apoio em autores que debatem a temática em questão. Para analisar os dados obtidos, através da observação e entrevistas com professores, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com o propósito de refletir sobre a utilização de tecnologias midiáticas em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de analisar e refletir sobre a utilização das tecnologias midiáticas como recurso pedagógico na educação infantil. A partir desta pesquisa constatou-se que, entre as mídias utilizadas no cotidiano escolar, a televisão acompanhada de aparelho de dvd, ainda ocupa um grande espaço na rotina da educação infantil.
id UFRGS-2_4365716cd1add774bf7adff018644590
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200589
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Isabel Moura de MesquitaAraújo, Mônica Ribeiro de2019-10-12T03:53:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/200589001103277Este trabalho consiste em uma reflexão acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola municipal de educação infantil. O objetivo do estudo foi analisar como professores vem utilizando as mídias e tecnologias em sala de aula na educação escolar das crianças de 0 a 5 anos de idade, bem como, verificar quais mídias estão sendo utilizadas com maior frequência no contexto escolar da educação infantil. E ainda, investigar a importância das mídias como ferramenta no trabalho docente, assim como, compreender de que forma será incluído nos currículos a Cultura Digital na Educação Infantil, tendo em vista a nova BNCC. Para embasar este trabalho buscou-se apoio em autores que debatem a temática em questão. Para analisar os dados obtidos, através da observação e entrevistas com professores, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com o propósito de refletir sobre a utilização de tecnologias midiáticas em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de analisar e refletir sobre a utilização das tecnologias midiáticas como recurso pedagógico na educação infantil. A partir desta pesquisa constatou-se que, entre as mídias utilizadas no cotidiano escolar, a televisão acompanhada de aparelho de dvd, ainda ocupa um grande espaço na rotina da educação infantil.This work consists of a reflection about the use of media technology in a municipal school of early childhood education. The objective of the study was to analyze how teachers have been using the media and technologies in the classroom in school education of children from 0 to 5 years of age , as well as to verify which media are being used more frequently in the school context of early childhood education. Also, to investigate the importance of media as a tool in teaching work, as well as to understand how the Digital Culture in Education will be included in the curricula, with the purpose of analyzing the data obtained by means of observation and interviews with teachers, in order to analyze the data obtained, it was sought the support of authors that debate the issue. To analyze the data obtained through observation and interviews with teachers, a qualitative research was conducted with the purpose of reflecting on the use of media technologies in the classroom. Thus, the present study aims to analyze and reflect on the use of media technologies as a pedagogical resource in early childhood education. From this research it was verified that, among the media used in the daily school life, the television accompanied by a DVD player, still occupies a large space in the routine of children's education.application/pdfporMídia digitalEducação infantilSala de aulaMedia and technologyClassroomChild educationReflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantilThe Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103277.pdf.txt001103277.pdf.txtExtracted Texttext/plain67008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200589/2/001103277.pdf.txt16353fc3cf97fbe93eeb0e4b47afcc15MD52ORIGINAL001103277.pdfTexto completoapplication/pdf613510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200589/1/001103277.pdf9c6ab07ad6097d5cc5bd404b844d5e0fMD5110183/2005892019-10-13 03:50:25.208813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations
title Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
spellingShingle Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
Machado, Isabel Moura de Mesquita
Mídia digital
Educação infantil
Sala de aula
Media and technology
Classroom
Child education
title_short Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
title_full Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
title_fullStr Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
title_full_unstemmed Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
title_sort Reflexões acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola de educação infantil
author Machado, Isabel Moura de Mesquita
author_facet Machado, Isabel Moura de Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Isabel Moura de Mesquita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Mônica Ribeiro de
contributor_str_mv Araújo, Mônica Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Educação infantil
Sala de aula
topic Mídia digital
Educação infantil
Sala de aula
Media and technology
Classroom
Child education
dc.subject.eng.fl_str_mv Media and technology
Classroom
Child education
description Este trabalho consiste em uma reflexão acerca do uso de tecnologia midiática em uma escola municipal de educação infantil. O objetivo do estudo foi analisar como professores vem utilizando as mídias e tecnologias em sala de aula na educação escolar das crianças de 0 a 5 anos de idade, bem como, verificar quais mídias estão sendo utilizadas com maior frequência no contexto escolar da educação infantil. E ainda, investigar a importância das mídias como ferramenta no trabalho docente, assim como, compreender de que forma será incluído nos currículos a Cultura Digital na Educação Infantil, tendo em vista a nova BNCC. Para embasar este trabalho buscou-se apoio em autores que debatem a temática em questão. Para analisar os dados obtidos, através da observação e entrevistas com professores, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com o propósito de refletir sobre a utilização de tecnologias midiáticas em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de analisar e refletir sobre a utilização das tecnologias midiáticas como recurso pedagógico na educação infantil. A partir desta pesquisa constatou-se que, entre as mídias utilizadas no cotidiano escolar, a televisão acompanhada de aparelho de dvd, ainda ocupa um grande espaço na rotina da educação infantil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200589
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103277
url http://hdl.handle.net/10183/200589
identifier_str_mv 001103277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200589/2/001103277.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200589/1/001103277.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16353fc3cf97fbe93eeb0e4b47afcc15
9c6ab07ad6097d5cc5bd404b844d5e0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585077587968