Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Paulo Roberto Borghi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Aridelmo, Locatelli, Octavio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745
Resumo: Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os Valores Motivacionais que se destacam na percepção dos colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino.Metodologia: O instrumento aplicado foi o questionário eletrônico sobre as características demográficas e o modelo da estrutura de valores básicos utilizando a escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). A coleta de dados foi realizada em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com amostra de 549 servidores, os quais foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla.Principais Resultados: Os resultados sugerem que há percepções distintas sobre os valores motivacionais percebidos na instituição. Quanto ao grupo de trabalho Docentes, pode-se considerar que dão mais importância à transmissão dos conhecimentos para gerações futuras, priorizando o cuidado com a preservação do planeta e das relações. Quanto ao grupo Técnicos Administrativos pode-se destacar que apreciam a segurança nas relações e a continuidade dos processos.
id RIEOEI-1_fc5c59efe4f6ba6e477d817cddda2f06
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/14745
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educaçãoMotivational values in organizations: a study with different working groups of public education servantsValores motivacionales en las organizaciones: un estudio con diferentes grupos de trabajo de servidores públicos de la educaciónValores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública.Motivational values; Work groups; Public education servers.Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública.Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os Valores Motivacionais que se destacam na percepção dos colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino.Metodologia: O instrumento aplicado foi o questionário eletrônico sobre as características demográficas e o modelo da estrutura de valores básicos utilizando a escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). A coleta de dados foi realizada em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com amostra de 549 servidores, os quais foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla.Principais Resultados: Os resultados sugerem que há percepções distintas sobre os valores motivacionais percebidos na instituição. Quanto ao grupo de trabalho Docentes, pode-se considerar que dão mais importância à transmissão dos conhecimentos para gerações futuras, priorizando o cuidado com a preservação do planeta e das relações. Quanto ao grupo Técnicos Administrativos pode-se destacar que apreciam a segurança nas relações e a continuidade dos processos.Objective: This research aimed to identify the Motivational Values that stand out in the perception of employees of a Public Educational Institution.Methodology: The instrument applied was the electronic questionnaire on demographic characteristics and the basic value structure model using the Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ) scale. Data collection was carried out at all campuses and rectory of the Federal Institute of Espírito Santo (IFES), whose sample was composed by 549 servers, and analyzed through descriptive statistics and multiple regression.Main results: The results suggest that there are different perceptions about the motivational values perceived in the institution. As for the working group of Professors, it can be considered that they give more importance to transmit knowledge to future generations, prioritizing care with the preservation of the planet and relationships. As for the Administrative Technicians group, it can be highlighted that they appreciate the security of relationships and the continuity of processes.Objetivo: Esta investigación tuvo como objetivo identificar los Valores Motivacionales que se destacan en la percepción de los empleados de una Institución Educativa Pública.Metodología: El instrumento aplicado fue uma encuesta electrónica sobre las características demográficas y el modelo de la estructura de valores básicos utilizando la escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). La recolección de datos fue realizada en todos los campi del Instituto Federal de Espírito Santo (IFES), con una muestra de 549 servidores, analizados por estadística descriptiva y regresión múltiple.Principales resultados:  Los resultados sugieren que existen diferentes percepciones sobre los valores motivacionales percibidos en la institución. En cuanto al grupo de trabajo de Profesores, se puede considerar que dan más importancia a la transmisión del conocimiento a las generaciones futuras, priorizando el cuidado con la preservación del planeta y las relaciones. En cuanto al grupo de Técnicos Administrativos, se puede destacar que aprecian la seguridad de las relaciones y la continuidad de los procesos.Universidade Nove de Julho - UNINOVEMoreira, Paulo Roberto BorghiTeixeira, AridelmoLocatelli, Octavio2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1474510.5585/riae.v19i3.14745Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-145Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-1452176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745/8497https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14745/14314Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T18:14:18Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14745Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-10-19T18:14:18Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
Motivational values in organizations: a study with different working groups of public education servants
Valores motivacionales en las organizaciones: un estudio con diferentes grupos de trabajo de servidores públicos de la educación
title Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
spellingShingle Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
Moreira, Paulo Roberto Borghi
Valores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública.
Motivational values; Work groups; Public education servers.
Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública.
title_short Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
title_full Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
title_fullStr Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
title_full_unstemmed Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
title_sort Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
author Moreira, Paulo Roberto Borghi
author_facet Moreira, Paulo Roberto Borghi
Teixeira, Aridelmo
Locatelli, Octavio
author_role author
author2 Teixeira, Aridelmo
Locatelli, Octavio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Paulo Roberto Borghi
Teixeira, Aridelmo
Locatelli, Octavio
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Valores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública.
Motivational values; Work groups; Public education servers.
Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública.
topic Valores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública.
Motivational values; Work groups; Public education servers.
Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública.
description Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os Valores Motivacionais que se destacam na percepção dos colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino.Metodologia: O instrumento aplicado foi o questionário eletrônico sobre as características demográficas e o modelo da estrutura de valores básicos utilizando a escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). A coleta de dados foi realizada em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com amostra de 549 servidores, os quais foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla.Principais Resultados: Os resultados sugerem que há percepções distintas sobre os valores motivacionais percebidos na instituição. Quanto ao grupo de trabalho Docentes, pode-se considerar que dão mais importância à transmissão dos conhecimentos para gerações futuras, priorizando o cuidado com a preservação do planeta e das relações. Quanto ao grupo Técnicos Administrativos pode-se destacar que apreciam a segurança nas relações e a continuidade dos processos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745
10.5585/riae.v19i3.14745
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745
identifier_str_mv 10.5585/riae.v19i3.14745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745/8497
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14745/14314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-145
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-145
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724716478464