Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saltiel, Lisiana Ourique
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56642
Resumo: A avaliação psicológica infantil tem por um de seus objetivos viabilizar a compreensão da psicodinâmica e da estrutura psíquica da criança. Para tanto, os psicólogos fazem uso de diferentes técnicas, dentre elas, a entrevista lúdica diagnóstica, que permite o entendimento dos conflitos e sintomas, possibilitando formular conclusões diagnósticas, prognósticas e indicações terapêuticas adequadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os recursos utilizados por psicólogos de orientação psicanalítica para avaliar crianças, especificamente no período de latência, através da entrevista lúdica diagnóstica. Foram investigadas 14 psicólogas experientes, através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa, resultaram seis categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados. Discutem-se o conceito de período de latência, as técnicas utilizadas na entrevista lúdica diagnóstica com latentes, os indicadores observados na avaliação, as condições necessárias ao psicólogo, a definição do brincar dos latentes durante a entrevista lúdica diagnóstica, assim como os materiais utilizados para a realização desta avaliação.
id UFRGS-2_44168063c88d3b36ad2a125b8d07f87c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56642
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saltiel, Lisiana OuriqueBandeira, Denise RuschelKrug, Jefferson Silva2012-10-19T01:36:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/56642000860123A avaliação psicológica infantil tem por um de seus objetivos viabilizar a compreensão da psicodinâmica e da estrutura psíquica da criança. Para tanto, os psicólogos fazem uso de diferentes técnicas, dentre elas, a entrevista lúdica diagnóstica, que permite o entendimento dos conflitos e sintomas, possibilitando formular conclusões diagnósticas, prognósticas e indicações terapêuticas adequadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os recursos utilizados por psicólogos de orientação psicanalítica para avaliar crianças, especificamente no período de latência, através da entrevista lúdica diagnóstica. Foram investigadas 14 psicólogas experientes, através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa, resultaram seis categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados. Discutem-se o conceito de período de latência, as técnicas utilizadas na entrevista lúdica diagnóstica com latentes, os indicadores observados na avaliação, as condições necessárias ao psicólogo, a definição do brincar dos latentes durante a entrevista lúdica diagnóstica, assim como os materiais utilizados para a realização desta avaliação.application/pdfporAvaliação psicológicaEntrevista psicodiagnósticaCriançaRecursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Clínica, Ênfase em Avaliação Psicológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860123.pdf000860123.pdfTexto completoapplication/pdf213851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56642/1/000860123.pdfcc694a879571cb1f5b19b32f7495bbfcMD51TEXT000860123.pdf.txt000860123.pdf.txtExtracted Texttext/plain67600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56642/2/000860123.pdf.txtf6ecf455869539431facd10dba45a7e7MD52THUMBNAIL000860123.pdf.jpg000860123.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56642/3/000860123.pdf.jpg3b9837aac59973c9c128b37d0736b3fcMD5310183/566422018-10-09 09:01:22.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56642Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
title Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
spellingShingle Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
Saltiel, Lisiana Ourique
Avaliação psicológica
Entrevista psicodiagnóstica
Criança
title_short Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
title_full Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
title_fullStr Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
title_full_unstemmed Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
title_sort Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência
author Saltiel, Lisiana Ourique
author_facet Saltiel, Lisiana Ourique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saltiel, Lisiana Ourique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Krug, Jefferson Silva
contributor_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
Krug, Jefferson Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Entrevista psicodiagnóstica
Criança
topic Avaliação psicológica
Entrevista psicodiagnóstica
Criança
description A avaliação psicológica infantil tem por um de seus objetivos viabilizar a compreensão da psicodinâmica e da estrutura psíquica da criança. Para tanto, os psicólogos fazem uso de diferentes técnicas, dentre elas, a entrevista lúdica diagnóstica, que permite o entendimento dos conflitos e sintomas, possibilitando formular conclusões diagnósticas, prognósticas e indicações terapêuticas adequadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os recursos utilizados por psicólogos de orientação psicanalítica para avaliar crianças, especificamente no período de latência, através da entrevista lúdica diagnóstica. Foram investigadas 14 psicólogas experientes, através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa, resultaram seis categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados. Discutem-se o conceito de período de latência, as técnicas utilizadas na entrevista lúdica diagnóstica com latentes, os indicadores observados na avaliação, as condições necessárias ao psicólogo, a definição do brincar dos latentes durante a entrevista lúdica diagnóstica, assim como os materiais utilizados para a realização desta avaliação.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T01:36:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56642
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860123
url http://hdl.handle.net/10183/56642
identifier_str_mv 000860123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56642/1/000860123.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56642/2/000860123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56642/3/000860123.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc694a879571cb1f5b19b32f7495bbfc
f6ecf455869539431facd10dba45a7e7
3b9837aac59973c9c128b37d0736b3fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447093699936256