A experiência no consumo de vinho em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riolfi, Felipe Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203811
Resumo: Compreender o consumidor de vinho é um desafio, pois o mesmo é um produto complexo que desperta sensações fisiológicas e influenciam na interação social dos seus consumidores, proporcionando uma experiência singular e individualizada. Na última década emerge na literatura estudos sobre a experiência de usuário e experiência de consumidor, que buscam compreender a utilização de serviços ou produtos ofertados por empresas. Da mesma forma que o vinho desperta experiências singulares no seu consumo, as teorias referente às experiências buscam compreendê-las na interação com um fornecedor. O foco do presente trabalho é nessa relação entre o consumo de vinho e como que lojas varejistas em Porto Alegre podem melhor compreender a experiência do seu consumidor. Como principais contribuições, este trabalho propõe um framework de experiência específica para o consumo de vinho e um instrumento de pesquisa quantitativo para a academia e o varejo. Para tal foi realizado revisão narrativa de literatura, que contribuiu na identificação de variáveis que influenciam na experiência do consumo de vinho. Assim, foi construído um framework de experiência específico sobre o consumo de vinho e uma proposta inicial de instrumento de pesquisa quantitativo. Para a validação de ambos, foi desenvolvido um estudo qualitativo, com entrevistas aos varejistas de lojas especializadas de vinho em Porto Alegre. Com os dados coletados pelo estudo qualitativo, através da análise de conteúdo, foi estudado a aceitação do questionário e modificações necessárias para seu melhoramento. Com as entrevistas, foi comprovado que as etapas de experiência no consumo propostas pelo framework, desde a compreensão do consumidor, até a sua fidelização estão de acordo com a realidade de mercado, e são importantes para as organizações possuírem informações de seus clientes sobre isso para prover uma melhor experiência para os mesmos.
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