Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204340 |
Resumo: | O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais. |
id |
UFRGS-2_4490c97648ee063783e508c2a7bfb0af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204340 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farenzena, Nalú2020-01-16T04:08:37Z20191982-131Xhttp://hdl.handle.net/10183/204340001107145O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.The aim of the text is to reconstruct traits of the design trajectory of the Cost of Quality Education per Student Parameter (CAQ), from the 1980s to the present, mainly through the analysis of normative documents. The concept of CAQ, as opposed to the minimum value per student, was claimed as a parameter for the education financing policy and involves the identification of teaching quality conditions and the sizing of their costs to estimate financial resources. Its regulation is subject of fierce disputes on the educational policy agenda.El objetivo del texto es reconstruir rasgos de la trayectoria de concepción del parámetro de Costo Alumno-Calidad (CAQ en portugués), desde la década de 1980 hasta el presente, principalmente a través del análisis de documentos normativos. La concepción de CAQ, en contraposición al valor mínimo por estudiante, se afirmó como un parámetro para la política de financiación de la educación e implica la identificación de condiciones de calidad de la enseñanza y el dimensionamiento de sus costos, para estimar los recursos financieros. Su regulación es objeto de feroces disputas en la agenda de las políticas educativas.application/pdfporRevista retrato da escola. Brasília, DF. Vol. 13, n. 26 (maio./ago. 2019), p. 347-359Financiamento da educaçãoPolíticas públicasPolítica educacionalCost of Quality Education per StudentFinancing of educationPublic policies for education financingPublic educational policiesCosto Alumno-CalidadFinanciación de la educaciónPolíticas públicas para la financiación de la educaciónPolíticas públicas de educaciónCusto aluno-qualidade : resenha de uma trajetóriaCost of quality education per student : review of a trajectoryCosto alumno-calidad: reseña de una trayectoriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107145.pdf.txt001107145.pdf.txtExtracted Texttext/plain40302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/2/001107145.pdf.txtd59bb4ba3f1ce372072ac56bfe2c38c1MD52ORIGINAL001107145.pdfTexto completoapplication/pdf248895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/1/001107145.pdfe9edf4b2ef7af6637950d9d6c8a77f15MD5110183/2043402020-01-17 05:09:35.062699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-17T07:09:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cost of quality education per student : review of a trajectory |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Costo alumno-calidad: reseña de una trayectoria |
title |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
spellingShingle |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória Farenzena, Nalú Financiamento da educação Políticas públicas Política educacional Cost of Quality Education per Student Financing of education Public policies for education financing Public educational policies Costo Alumno-Calidad Financiación de la educación Políticas públicas para la financiación de la educación Políticas públicas de educación |
title_short |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
title_full |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
title_fullStr |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
title_full_unstemmed |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
title_sort |
Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória |
author |
Farenzena, Nalú |
author_facet |
Farenzena, Nalú |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento da educação Políticas públicas Política educacional |
topic |
Financiamento da educação Políticas públicas Política educacional Cost of Quality Education per Student Financing of education Public policies for education financing Public educational policies Costo Alumno-Calidad Financiación de la educación Políticas públicas para la financiación de la educación Políticas públicas de educación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cost of Quality Education per Student Financing of education Public policies for education financing Public educational policies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Costo Alumno-Calidad Financiación de la educación Políticas públicas para la financiación de la educación Políticas públicas de educación |
description |
O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-16T04:08:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204340 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-131X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001107145 |
identifier_str_mv |
1982-131X 001107145 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista retrato da escola. Brasília, DF. Vol. 13, n. 26 (maio./ago. 2019), p. 347-359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/2/001107145.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204340/1/001107145.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d59bb4ba3f1ce372072ac56bfe2c38c1 e9edf4b2ef7af6637950d9d6c8a77f15 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224982301245440 |