O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31560 |
Resumo: | O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem. |
id |
UFRGS-2_4496a14211eb139d98fedb97bbf68ffa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31560 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Nilton Mullet2011-09-02T06:01:53Z20080104-236Xhttp://hdl.handle.net/10183/31560000697736O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem.The authors discuss in this paper the use of historical sources in the classroom. This article mainly deals with the purposes and at the same time, the incorporation into the classroom of one of the most important phenomena of contemporary historiography, the so-called “documentary revolution.” Thus the concern of the authors is to discuss how history taught in the classroom may become part of the movement of “criticizing the document”, and to think of and offer educational alternatives that include the ability to use, in daily history classes, the same sources with which the researchers make up reports of the past. We start from the assumption that the use of sources in the teaching of history may be an appropriate and productive strategy to teach history to individuals who do not wish to become historians, but for whom the knowledge of history can make a difference in understanding the world in which they live.application/pdfporAnos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre. Vol. 15, n. 28 (dez. 2008), p. 113-118HistóriaEnsinoSala de aulaHistoryTeaching of historyHistorical sourcesHistorical documentsO que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aulaWhat can the teaching of history do? On the use of sources in the classroom info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000697736.pdf.txt000697736.pdf.txtExtracted Texttext/plain35434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/2/000697736.pdf.txtbf64d22759b8c0019277f3270024b216MD52ORIGINAL000697736.pdf000697736.pdfTexto completoapplication/pdf40894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/1/000697736.pdfcd35e1d15150d72e8cc0df591f99bca8MD51THUMBNAIL000697736.pdf.jpg000697736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/3/000697736.pdf.jpg7d65db6dbca5ad1d66613f3e3914ce5aMD5310183/315602018-10-10 07:44:54.721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What can the teaching of history do? On the use of sources in the classroom |
title |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
spellingShingle |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula Pereira, Nilton Mullet História Ensino Sala de aula History Teaching of history Historical sources Historical documents |
title_short |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
title_full |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
title_fullStr |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
title_sort |
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula |
author |
Pereira, Nilton Mullet |
author_facet |
Pereira, Nilton Mullet |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino Sala de aula |
topic |
História Ensino Sala de aula History Teaching of history Historical sources Historical documents |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History Teaching of history Historical sources Historical documents |
description |
O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31560 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-236X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000697736 |
identifier_str_mv |
0104-236X 000697736 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Anos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre. Vol. 15, n. 28 (dez. 2008), p. 113-118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/2/000697736.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/1/000697736.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/3/000697736.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf64d22759b8c0019277f3270024b216 cd35e1d15150d72e8cc0df591f99bca8 7d65db6dbca5ad1d66613f3e3914ce5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224730632519680 |