Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Caballero Sahelices, María Concesa, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94785
Resumo: Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar avanços e retrocessos, e identificar as dificuldades e os possíveis invariantes operatórios apresentados por alunos do ensino médio e técnico, na aprendizagem de conceitos da Termodinâmica. A partir de um questionário a entrevista foi conduzida no sentido de os alunos responderem inicialmente às questões por escrito, e em seguida explicarem as suas respostas. Foram entrevistados quatro estudantes dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Este trabalho fundamenta-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o domínio de um campo conceitual leva muito tempo, com avanços e retrocessos. Para ele, o conhecimento implícito tem papel fundamental no domínio de situações e só através da explicitação desse conhecimento é que se pode ajudar o aluno a avançar num campo conceitual. Este trabalho mostrou como é tortuoso o caminho para o domínio de um campo conceitual. Ele não é linear, possui avanços e retrocessos, filiações e rupturas. Obteve-se também a evidência dos seguintes possíveis invariantes operatórios: "ocorre transferência de calor somente quando os corpos estão encostados" e "é sempre necessário uma fonte de calor para aumentar a temperatura de um corpo".
id UFRGS-2_45984ca2a652f98300ea2d07a3519d6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94785
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grings, Edi Terezinha de OliveiraCaballero Sahelices, María ConcesaMoreira, Marco Antonio2014-04-26T01:53:10Z20081579-1513http://hdl.handle.net/10183/94785000686683Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar avanços e retrocessos, e identificar as dificuldades e os possíveis invariantes operatórios apresentados por alunos do ensino médio e técnico, na aprendizagem de conceitos da Termodinâmica. A partir de um questionário a entrevista foi conduzida no sentido de os alunos responderem inicialmente às questões por escrito, e em seguida explicarem as suas respostas. Foram entrevistados quatro estudantes dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Este trabalho fundamenta-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o domínio de um campo conceitual leva muito tempo, com avanços e retrocessos. Para ele, o conhecimento implícito tem papel fundamental no domínio de situações e só através da explicitação desse conhecimento é que se pode ajudar o aluno a avançar num campo conceitual. Este trabalho mostrou como é tortuoso o caminho para o domínio de um campo conceitual. Ele não é linear, possui avanços e retrocessos, filiações e rupturas. Obteve-se também a evidência dos seguintes possíveis invariantes operatórios: "ocorre transferência de calor somente quando os corpos estão encostados" e "é sempre necessário uma fonte de calor para aumentar a temperatura de um corpo".This study which is part of a larger study has the objective of analyzing progressions, regressions, and difficulties, as well as operational invariants, presented by students of a technical secondary school in the study of Thermodynamics. Initially, students answered a questionnaire in which they had to explain their answers. Then, four students from four different technical courses were interviewed. The study was conducted under the framework of Vergnaud’s conceptual fields Theory. According to this author students domain of a conceptual field is a long process, with advances and regressions. For him, the implicit knowledge is very important when students are dealing with problem-situations and it is only by making explicit this knowledge that the teacher may help them in mastering these situations and advancing in the corresponding conceptual field. The study has shown that, indeed, student’s trajectory in a conceptual field is nonlinear with progressions, regressions, continuities and ruptures. In addition, evidence was obtained suggesting that the following possible operational invariants were held by the students: “heat transfer occurs only when bodies are in direct contact”, “to increase the temperature of a body a heat source is always necessary”.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 7, no. 1 (2008), p. 23-46Ensino de físicaEnsino médioEnsino e aprendizagemTeoria dos campos conceituaisTermodinâmicaThermodynamicsOperational invariantsConceptual fieldAvanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmicaStudents’ advances and regressions in the conceptual field of thermodynamics Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686683.pdf000686683.pdfTexto completoapplication/pdf104461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/1/000686683.pdf4ddd54cda0c14245841631d91300e124MD51TEXT000686683.pdf.txt000686683.pdf.txtExtracted Texttext/plain72053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/2/000686683.pdf.txt68dfea735d45c45c4c233f17ca62a34aMD52THUMBNAIL000686683.pdf.jpg000686683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/3/000686683.pdf.jpgf9eab1c0c1157b8c1b8b0d1e6617252bMD5310183/947852018-10-05 08:53:42.189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:53:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Students’ advances and regressions in the conceptual field of thermodynamics
title Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
spellingShingle Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Ensino de física
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
Thermodynamics
Operational invariants
Conceptual field
title_short Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
title_full Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
title_fullStr Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
title_full_unstemmed Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
title_sort Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
author Grings, Edi Terezinha de Oliveira
author_facet Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
topic Ensino de física
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
Thermodynamics
Operational invariants
Conceptual field
dc.subject.eng.fl_str_mv Thermodynamics
Operational invariants
Conceptual field
description Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar avanços e retrocessos, e identificar as dificuldades e os possíveis invariantes operatórios apresentados por alunos do ensino médio e técnico, na aprendizagem de conceitos da Termodinâmica. A partir de um questionário a entrevista foi conduzida no sentido de os alunos responderem inicialmente às questões por escrito, e em seguida explicarem as suas respostas. Foram entrevistados quatro estudantes dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Este trabalho fundamenta-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o domínio de um campo conceitual leva muito tempo, com avanços e retrocessos. Para ele, o conhecimento implícito tem papel fundamental no domínio de situações e só através da explicitação desse conhecimento é que se pode ajudar o aluno a avançar num campo conceitual. Este trabalho mostrou como é tortuoso o caminho para o domínio de um campo conceitual. Ele não é linear, possui avanços e retrocessos, filiações e rupturas. Obteve-se também a evidência dos seguintes possíveis invariantes operatórios: "ocorre transferência de calor somente quando os corpos estão encostados" e "é sempre necessário uma fonte de calor para aumentar a temperatura de um corpo".
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-26T01:53:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94785
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000686683
identifier_str_mv 1579-1513
000686683
url http://hdl.handle.net/10183/94785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 7, no. 1 (2008), p. 23-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/1/000686683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/2/000686683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/3/000686683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ddd54cda0c14245841631d91300e124
68dfea735d45c45c4c233f17ca62a34a
f9eab1c0c1157b8c1b8b0d1e6617252b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224832780599296