Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94785 |
Resumo: | Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar avanços e retrocessos, e identificar as dificuldades e os possíveis invariantes operatórios apresentados por alunos do ensino médio e técnico, na aprendizagem de conceitos da Termodinâmica. A partir de um questionário a entrevista foi conduzida no sentido de os alunos responderem inicialmente às questões por escrito, e em seguida explicarem as suas respostas. Foram entrevistados quatro estudantes dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Este trabalho fundamenta-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o domínio de um campo conceitual leva muito tempo, com avanços e retrocessos. Para ele, o conhecimento implícito tem papel fundamental no domínio de situações e só através da explicitação desse conhecimento é que se pode ajudar o aluno a avançar num campo conceitual. Este trabalho mostrou como é tortuoso o caminho para o domínio de um campo conceitual. Ele não é linear, possui avanços e retrocessos, filiações e rupturas. Obteve-se também a evidência dos seguintes possíveis invariantes operatórios: "ocorre transferência de calor somente quando os corpos estão encostados" e "é sempre necessário uma fonte de calor para aumentar a temperatura de um corpo". |
id |
UFRGS-2_45984ca2a652f98300ea2d07a3519d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94785 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grings, Edi Terezinha de OliveiraCaballero Sahelices, María ConcesaMoreira, Marco Antonio2014-04-26T01:53:10Z20081579-1513http://hdl.handle.net/10183/94785000686683Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar avanços e retrocessos, e identificar as dificuldades e os possíveis invariantes operatórios apresentados por alunos do ensino médio e técnico, na aprendizagem de conceitos da Termodinâmica. A partir de um questionário a entrevista foi conduzida no sentido de os alunos responderem inicialmente às questões por escrito, e em seguida explicarem as suas respostas. Foram entrevistados quatro estudantes dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Este trabalho fundamenta-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o domínio de um campo conceitual leva muito tempo, com avanços e retrocessos. Para ele, o conhecimento implícito tem papel fundamental no domínio de situações e só através da explicitação desse conhecimento é que se pode ajudar o aluno a avançar num campo conceitual. Este trabalho mostrou como é tortuoso o caminho para o domínio de um campo conceitual. Ele não é linear, possui avanços e retrocessos, filiações e rupturas. Obteve-se também a evidência dos seguintes possíveis invariantes operatórios: "ocorre transferência de calor somente quando os corpos estão encostados" e "é sempre necessário uma fonte de calor para aumentar a temperatura de um corpo".This study which is part of a larger study has the objective of analyzing progressions, regressions, and difficulties, as well as operational invariants, presented by students of a technical secondary school in the study of Thermodynamics. Initially, students answered a questionnaire in which they had to explain their answers. Then, four students from four different technical courses were interviewed. The study was conducted under the framework of Vergnaud’s conceptual fields Theory. According to this author students domain of a conceptual field is a long process, with advances and regressions. For him, the implicit knowledge is very important when students are dealing with problem-situations and it is only by making explicit this knowledge that the teacher may help them in mastering these situations and advancing in the corresponding conceptual field. The study has shown that, indeed, student’s trajectory in a conceptual field is nonlinear with progressions, regressions, continuities and ruptures. In addition, evidence was obtained suggesting that the following possible operational invariants were held by the students: “heat transfer occurs only when bodies are in direct contact”, “to increase the temperature of a body a heat source is always necessary”.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 7, no. 1 (2008), p. 23-46Ensino de físicaEnsino médioEnsino e aprendizagemTeoria dos campos conceituaisTermodinâmicaThermodynamicsOperational invariantsConceptual fieldAvanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmicaStudents’ advances and regressions in the conceptual field of thermodynamics Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686683.pdf000686683.pdfTexto completoapplication/pdf104461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/1/000686683.pdf4ddd54cda0c14245841631d91300e124MD51TEXT000686683.pdf.txt000686683.pdf.txtExtracted Texttext/plain72053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/2/000686683.pdf.txt68dfea735d45c45c4c233f17ca62a34aMD52THUMBNAIL000686683.pdf.jpg000686683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/3/000686683.pdf.jpgf9eab1c0c1157b8c1b8b0d1e6617252bMD5310183/947852018-10-05 08:53:42.189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:53:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Students’ advances and regressions in the conceptual field of thermodynamics |
title |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
spellingShingle |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica Grings, Edi Terezinha de Oliveira Ensino de física Ensino médio Ensino e aprendizagem Teoria dos campos conceituais Termodinâmica Thermodynamics Operational invariants Conceptual field |
title_short |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
title_full |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
title_fullStr |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
title_full_unstemmed |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
title_sort |
Avanços e retrocessos dos alunos no campo conceitual da termodinâmica |
author |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira |
author_facet |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Ensino e aprendizagem Teoria dos campos conceituais Termodinâmica |
topic |
Ensino de física Ensino médio Ensino e aprendizagem Teoria dos campos conceituais Termodinâmica Thermodynamics Operational invariants Conceptual field |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thermodynamics Operational invariants Conceptual field |
description |
Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar avanços e retrocessos, e identificar as dificuldades e os possíveis invariantes operatórios apresentados por alunos do ensino médio e técnico, na aprendizagem de conceitos da Termodinâmica. A partir de um questionário a entrevista foi conduzida no sentido de os alunos responderem inicialmente às questões por escrito, e em seguida explicarem as suas respostas. Foram entrevistados quatro estudantes dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Este trabalho fundamenta-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para Vergnaud, o domínio de um campo conceitual leva muito tempo, com avanços e retrocessos. Para ele, o conhecimento implícito tem papel fundamental no domínio de situações e só através da explicitação desse conhecimento é que se pode ajudar o aluno a avançar num campo conceitual. Este trabalho mostrou como é tortuoso o caminho para o domínio de um campo conceitual. Ele não é linear, possui avanços e retrocessos, filiações e rupturas. Obteve-se também a evidência dos seguintes possíveis invariantes operatórios: "ocorre transferência de calor somente quando os corpos estão encostados" e "é sempre necessário uma fonte de calor para aumentar a temperatura de um corpo". |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-26T01:53:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94785 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000686683 |
identifier_str_mv |
1579-1513 000686683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 7, no. 1 (2008), p. 23-46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/1/000686683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/2/000686683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94785/3/000686683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ddd54cda0c14245841631d91300e124 68dfea735d45c45c4c233f17ca62a34a f9eab1c0c1157b8c1b8b0d1e6617252b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447540686913536 |