A participação das famílias como uma política educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Simone Santos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111868
Resumo: O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.
id UFRGS-2_45aad698d4c8be94b517cb875fcb6c91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albuquerque, Simone Santos de2015-03-11T02:01:13Z20140101-9031http://hdl.handle.net/10183/111868000952789O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.The paper presents part of the research called From family logic to school logic: paths and perspectives in children education. This study, as a qualitative approach of etnographic nature, started from the principle that a researcher must be inserted in the social field of the investigation. In this perspective, we tried to stablish the space for dialogue between schools and families, provoking an attentive “listening”, as well as an opportunity to discuss the pluralism of logic and culture of families, and deepen the knowledge about its relations in the educational context. The research pointed out to the necessity of comprehend relationship strategies created by schools, detaching how the confrontation (THIN, 1998) between family and school logic enables the creation of relationship strategies that qualify a school as a place for childcare and education.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n.3 (set./dez. 2014), p. 617-627Educação infantilFamíliaEscolaEtnografiaEducationFamily logicSchool logicA participação das famílias como uma política educativaFamily participation as an educational policy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952789.pdf000952789.pdfTexto completoapplication/pdf494089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/1/000952789.pdf16fafc65f32c7b22642707e9d1aca37dMD51TEXT000952789.pdf.txt000952789.pdf.txtExtracted Texttext/plain32908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/2/000952789.pdf.txt039d487ec740d2ceed50ed51cf12970aMD52THUMBNAIL000952789.pdf.jpg000952789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/3/000952789.pdf.jpg55fc665824c58b4735950c5917e314cbMD5310183/1118682018-10-05 08:23:02.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:23:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação das famílias como uma política educativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Family participation as an educational policy
title A participação das famílias como uma política educativa
spellingShingle A participação das famílias como uma política educativa
Albuquerque, Simone Santos de
Educação infantil
Família
Escola
Etnografia
Education
Family logic
School logic
title_short A participação das famílias como uma política educativa
title_full A participação das famílias como uma política educativa
title_fullStr A participação das famílias como uma política educativa
title_full_unstemmed A participação das famílias como uma política educativa
title_sort A participação das famílias como uma política educativa
author Albuquerque, Simone Santos de
author_facet Albuquerque, Simone Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Família
Escola
Etnografia
topic Educação infantil
Família
Escola
Etnografia
Education
Family logic
School logic
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Family logic
School logic
description O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-11T02:01:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111868
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-9031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952789
identifier_str_mv 0101-9031
000952789
url http://hdl.handle.net/10183/111868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n.3 (set./dez. 2014), p. 617-627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/1/000952789.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/2/000952789.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/3/000952789.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16fafc65f32c7b22642707e9d1aca37d
039d487ec740d2ceed50ed51cf12970a
55fc665824c58b4735950c5917e314cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224866872950784