A participação das famílias como uma política educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111868 |
Resumo: | O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças. |
id |
UFRGS-2_45aad698d4c8be94b517cb875fcb6c91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Albuquerque, Simone Santos de2015-03-11T02:01:13Z20140101-9031http://hdl.handle.net/10183/111868000952789O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.The paper presents part of the research called From family logic to school logic: paths and perspectives in children education. This study, as a qualitative approach of etnographic nature, started from the principle that a researcher must be inserted in the social field of the investigation. In this perspective, we tried to stablish the space for dialogue between schools and families, provoking an attentive “listening”, as well as an opportunity to discuss the pluralism of logic and culture of families, and deepen the knowledge about its relations in the educational context. The research pointed out to the necessity of comprehend relationship strategies created by schools, detaching how the confrontation (THIN, 1998) between family and school logic enables the creation of relationship strategies that qualify a school as a place for childcare and education.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n.3 (set./dez. 2014), p. 617-627Educação infantilFamíliaEscolaEtnografiaEducationFamily logicSchool logicA participação das famílias como uma política educativaFamily participation as an educational policy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952789.pdf000952789.pdfTexto completoapplication/pdf494089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/1/000952789.pdf16fafc65f32c7b22642707e9d1aca37dMD51TEXT000952789.pdf.txt000952789.pdf.txtExtracted Texttext/plain32908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/2/000952789.pdf.txt039d487ec740d2ceed50ed51cf12970aMD52THUMBNAIL000952789.pdf.jpg000952789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/3/000952789.pdf.jpg55fc665824c58b4735950c5917e314cbMD5310183/1118682018-10-05 08:23:02.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:23:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A participação das famílias como uma política educativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Family participation as an educational policy |
title |
A participação das famílias como uma política educativa |
spellingShingle |
A participação das famílias como uma política educativa Albuquerque, Simone Santos de Educação infantil Família Escola Etnografia Education Family logic School logic |
title_short |
A participação das famílias como uma política educativa |
title_full |
A participação das famílias como uma política educativa |
title_fullStr |
A participação das famílias como uma política educativa |
title_full_unstemmed |
A participação das famílias como uma política educativa |
title_sort |
A participação das famílias como uma política educativa |
author |
Albuquerque, Simone Santos de |
author_facet |
Albuquerque, Simone Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Família Escola Etnografia |
topic |
Educação infantil Família Escola Etnografia Education Family logic School logic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Family logic School logic |
description |
O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-11T02:01:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111868 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-9031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952789 |
identifier_str_mv |
0101-9031 000952789 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n.3 (set./dez. 2014), p. 617-627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/1/000952789.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/2/000952789.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111868/3/000952789.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16fafc65f32c7b22642707e9d1aca37d 039d487ec740d2ceed50ed51cf12970a 55fc665824c58b4735950c5917e314cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224866872950784 |