A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243326 |
Resumo: | O presente trabalho relata a experiência de uma escola do/no Campo que se localiza dentro de um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, durante o período de pandemiada COVID-19. Após estudos de como elaborar as apostilas para entrega das atividades aos educandos da escola em análise,pode-se perceber que as atividades remotas durante a pandemia trouxeram muitas reflexões sobre o modelo de educação que temos, pois durante esse momento ficou evidente o quanto é necessário a parceria entre família e escola e o quanto a presença do professor é fundamental para a aprendizagem dos educandos. Percebeu-se que a implementação do ensino remoto tornou ainda mais evidente a precariedade da vida dosalunos e professores das escolas públicas brasileiras, e como as condições de desigualdade afetam o acesso à educaçãoe seu desenvolvimento. |
id |
UFRGS-2_45bb6d6b82ebaa54aac2147e43ad2887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243326 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Sabrina Silveira daRodrigues, Andressa Luana MoreiraOliveira, Mariana Paranhos deTeixeira, Maria do Rocio FontouraRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:55:07Z20222764-0868http://hdl.handle.net/10183/243326001145789O presente trabalho relata a experiência de uma escola do/no Campo que se localiza dentro de um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, durante o período de pandemiada COVID-19. Após estudos de como elaborar as apostilas para entrega das atividades aos educandos da escola em análise,pode-se perceber que as atividades remotas durante a pandemia trouxeram muitas reflexões sobre o modelo de educação que temos, pois durante esse momento ficou evidente o quanto é necessário a parceria entre família e escola e o quanto a presença do professor é fundamental para a aprendizagem dos educandos. Percebeu-se que a implementação do ensino remoto tornou ainda mais evidente a precariedade da vida dosalunos e professores das escolas públicas brasileiras, e como as condições de desigualdade afetam o acesso à educaçãoe seu desenvolvimento.El presente trabajo relata la experiencia de una escuela en el campo que se encuentra dentro de un asentamiento del MST (Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra) en una ciudad de la región metropolitana de Porto Alegre, durante el período de la pandemia. Luego de los estudiossobre cómo preparar los folletos para la entrega de actividades a los estudiantes de la escuela en análisis, se puede apreciar que las actividades a distancia durante la pandemia trajeron muchas reflexiones sobre el modelo educativo que tenemos, durante este momento se hizo evidente cuán necesario es el la colaboración entre la familia y la escuela y cómo la presencia del profesor es fundamental para el aprendizaje de los alumnos. Se percibió que la implementación de la enseñanza a distancia hizo aún más evidente la precariedad de la vida de los estudiantes y docentes en las escuelas públicas brasileñas, y cómo las condiciones de desigualdad afectan el acceso a la educación y su desarrollo.application/pdfporStudies in Education Sciences. Curitiba, PR. Vol. 3, n. 1 (2022), p. 68-84Ensino a distânciaEducação do campoEnseñanza a distanciaEducación desde/en el campoPandemiaA Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/RsPandemic and the adaptation of remote learning in a rural school in Nova Santa Rita/Rs info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145789.pdf.txt001145789.pdf.txtExtracted Texttext/plain28135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243326/2/001145789.pdf.txtd3531d14af62838397747c5c8b72bc4aMD52ORIGINAL001145789.pdfTexto completoapplication/pdf207195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243326/1/001145789.pdfd2b32eff7172249f82d4b4caa480f2d1MD5110183/2433262022-07-22 04:53:07.319376oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243326Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pandemic and the adaptation of remote learning in a rural school in Nova Santa Rita/Rs |
title |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
spellingShingle |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs Rosa, Sabrina Silveira da Ensino a distância Educação do campo Enseñanza a distancia Educación desde/en el campo Pandemia |
title_short |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
title_full |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
title_fullStr |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
title_full_unstemmed |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
title_sort |
A Pandemia e a adaptação do ensino remoto em uma escola do/no campo de Nova Santa Rita/Rs |
author |
Rosa, Sabrina Silveira da |
author_facet |
Rosa, Sabrina Silveira da Rodrigues, Andressa Luana Moreira Oliveira, Mariana Paranhos de Teixeira, Maria do Rocio Fontoura Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Andressa Luana Moreira Oliveira, Mariana Paranhos de Teixeira, Maria do Rocio Fontoura Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Sabrina Silveira da Rodrigues, Andressa Luana Moreira Oliveira, Mariana Paranhos de Teixeira, Maria do Rocio Fontoura Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Educação do campo |
topic |
Ensino a distância Educação do campo Enseñanza a distancia Educación desde/en el campo Pandemia |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza a distancia Educación desde/en el campo Pandemia |
description |
O presente trabalho relata a experiência de uma escola do/no Campo que se localiza dentro de um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, durante o período de pandemiada COVID-19. Após estudos de como elaborar as apostilas para entrega das atividades aos educandos da escola em análise,pode-se perceber que as atividades remotas durante a pandemia trouxeram muitas reflexões sobre o modelo de educação que temos, pois durante esse momento ficou evidente o quanto é necessário a parceria entre família e escola e o quanto a presença do professor é fundamental para a aprendizagem dos educandos. Percebeu-se que a implementação do ensino remoto tornou ainda mais evidente a precariedade da vida dosalunos e professores das escolas públicas brasileiras, e como as condições de desigualdade afetam o acesso à educaçãoe seu desenvolvimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:55:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243326 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2764-0868 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145789 |
identifier_str_mv |
2764-0868 001145789 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Studies in Education Sciences. Curitiba, PR. Vol. 3, n. 1 (2022), p. 68-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243326/2/001145789.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243326/1/001145789.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3531d14af62838397747c5c8b72bc4a d2b32eff7172249f82d4b4caa480f2d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225062115704832 |