O professor alfabetizador e o uso das tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniele de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193293
Resumo: O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar.
id UFRGS-2_07a2824643b8afed645033925e752e5e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193293
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Daniele de AlmeidaCorbellini, Silvana2019-04-24T02:33:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/193293001092105O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar.application/pdfporAlfabetizaçãoAprendizagemPsicopedagogiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O professor alfabetizador e o uso das tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092105.pdf.txt001092105.pdf.txtExtracted Texttext/plain32646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/2/001092105.pdf.txt3ffc821334f128d28e9d838f8e20455aMD52ORIGINAL001092105.pdfTexto completoapplication/pdf87743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/1/001092105.pdf806fec33ecd589bf45b79cf766122461MD5110183/1932932019-04-25 02:36:40.60188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
title O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
spellingShingle O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
Pereira, Daniele de Almeida
Alfabetização
Aprendizagem
Psicopedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
title_full O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
title_fullStr O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
title_full_unstemmed O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
title_sort O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
author Pereira, Daniele de Almeida
author_facet Pereira, Daniele de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniele de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corbellini, Silvana
contributor_str_mv Corbellini, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aprendizagem
Psicopedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Alfabetização
Aprendizagem
Psicopedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092105
url http://hdl.handle.net/10183/193293
identifier_str_mv 001092105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/2/001092105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/1/001092105.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ffc821334f128d28e9d838f8e20455a
806fec33ecd589bf45b79cf766122461
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447240755380224