O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193293 |
Resumo: | O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar. |
id |
UFRGS-2_07a2824643b8afed645033925e752e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193293 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Daniele de AlmeidaCorbellini, Silvana2019-04-24T02:33:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/193293001092105O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar.application/pdfporAlfabetizaçãoAprendizagemPsicopedagogiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O professor alfabetizador e o uso das tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092105.pdf.txt001092105.pdf.txtExtracted Texttext/plain32646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/2/001092105.pdf.txt3ffc821334f128d28e9d838f8e20455aMD52ORIGINAL001092105.pdfTexto completoapplication/pdf87743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/1/001092105.pdf806fec33ecd589bf45b79cf766122461MD5110183/1932932019-04-25 02:36:40.60188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
title |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
spellingShingle |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias Pereira, Daniele de Almeida Alfabetização Aprendizagem Psicopedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
title_full |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
title_fullStr |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
title_full_unstemmed |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
title_sort |
O professor alfabetizador e o uso das tecnologias |
author |
Pereira, Daniele de Almeida |
author_facet |
Pereira, Daniele de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Daniele de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana |
contributor_str_mv |
Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Aprendizagem Psicopedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Alfabetização Aprendizagem Psicopedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:33:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092105 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193293 |
identifier_str_mv |
001092105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/2/001092105.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193293/1/001092105.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ffc821334f128d28e9d838f8e20455a 806fec33ecd589bf45b79cf766122461 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447240755380224 |