Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Nelson Luiz Reyes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araujo, Ives Solano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241031
Resumo: O entendimento de conceitos básicos de Física é um aspecto fundamental para a formação intelectual de cidadãos de qualquer sociedade moderna. Como parte da alfabetização científica dos indivíduos, iniciada no ensino fundamental, tal conhecimento é imprescindível para uma compreensão adequada do mundo que nos cerca. Entretanto, mesmo reconhecendo a importância da discussão de tópicos de Física, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para abordá-los, optando pela discussão exclusiva de tópicos de Biologia e Química nas aulas de Ciências. Tendo isso em vista, desenvolvemos uma proposta de ensino de conceitos de Física Térmica voltada para alunos dos cursos Normal de magistério e pedagogia, com o intuito de complementar sua formação docente e apresentar sugestões de atividades didáticas que possam ser realizadas por seus futuros alunos do ensino fundamental. No presente artigo, apresentamos uma visão geral de nossa proposta, implementada na forma de um curso de extensão, descrevendo sua elaboração (referenciais teóricos e estudos anteriores), composição (texto de apoio e experimentos didáticos), estrutura (módulos do curso) e desenvolvimento (aplicações com alunos). Como resultados de sua aplicação, podemos observar um avanço em termos da aprendizagem dos conceitos físicos discutidos por parte dos alunos, principalmente dos conceitos de temperatura e calor, e, também, motivação para o desenvolvimento de futuras práticas de ensino sobre esse conteúdo. Acreditamos que a adaptação e uso de nossa proposta em cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências do ensino fundamental possa contribuir para uma melhor capacitação docente, no que diz respeito ao aprendizado de Física Térmica, e também apontar caminhos para que esse conteúdo seja mais bem aproveitado em sala de aula.
id UFRGS-2_463d1cccfb173fefdc988c078a00156c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241031
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Nelson Luiz ReyesAraujo, Ives Solano2022-06-25T05:03:13Z20101982-2413http://hdl.handle.net/10183/241031001142043O entendimento de conceitos básicos de Física é um aspecto fundamental para a formação intelectual de cidadãos de qualquer sociedade moderna. Como parte da alfabetização científica dos indivíduos, iniciada no ensino fundamental, tal conhecimento é imprescindível para uma compreensão adequada do mundo que nos cerca. Entretanto, mesmo reconhecendo a importância da discussão de tópicos de Física, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para abordá-los, optando pela discussão exclusiva de tópicos de Biologia e Química nas aulas de Ciências. Tendo isso em vista, desenvolvemos uma proposta de ensino de conceitos de Física Térmica voltada para alunos dos cursos Normal de magistério e pedagogia, com o intuito de complementar sua formação docente e apresentar sugestões de atividades didáticas que possam ser realizadas por seus futuros alunos do ensino fundamental. No presente artigo, apresentamos uma visão geral de nossa proposta, implementada na forma de um curso de extensão, descrevendo sua elaboração (referenciais teóricos e estudos anteriores), composição (texto de apoio e experimentos didáticos), estrutura (módulos do curso) e desenvolvimento (aplicações com alunos). Como resultados de sua aplicação, podemos observar um avanço em termos da aprendizagem dos conceitos físicos discutidos por parte dos alunos, principalmente dos conceitos de temperatura e calor, e, também, motivação para o desenvolvimento de futuras práticas de ensino sobre esse conteúdo. Acreditamos que a adaptação e uso de nossa proposta em cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências do ensino fundamental possa contribuir para uma melhor capacitação docente, no que diz respeito ao aprendizado de Física Térmica, e também apontar caminhos para que esse conteúdo seja mais bem aproveitado em sala de aula.The understanding of physics’ basic concepts is a fundamental aspect in the intellectual formation of citizens in any modern society. As part of scientific literacy of individuals, which begins in elementary school, such knowledge is indispensable for a proper comprehension of the surrounding world. However, even recognizing the importance of the discussion of topics of physics, many teachers at this level of education do not feel confident to approach them, choosing exclusively the discussion of topics of chemistry and biology in the science classroom. Bearing it in mind, we developed an educational proposal of thermal physics for students of the teaching and pedagogy courses, aiming at complementing their academic formation and presenting suggestions of didactical activities that can be performed by their future students in elementary school. In this article we present a general view of our proposal, implemented as an extension course, describing its elaboration (theoretical references and previous studies), composition (supporting text and didactical experiments), structure (course modules) and development (applications with students). As results of the application of our proposal, we can observe an advance in learning the physical concepts discussed by students, mainly the concepts of temperature and heat, and also a motivation for the development of future teaching practices about this subject. We believe that the adaptation and use of our proposal in courses of initial and continuing formation of Science teachers for the elementary school, may contribute to a better teaching training regarding the education of thermal physics, and also point ways so this content can be better used in the classroom.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 5, n. 3 (abr. 2010), p. 131-152Formação de professoresEnsino fundamentalEnsino de físicaElementary schoolPhysics teachingThermal physicsDidactic materialInvestindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmicaImproving the training of elementary-level science teachers : an experience in thermal physicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142043.pdf.txt001142043.pdf.txtExtracted Texttext/plain65456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241031/2/001142043.pdf.txtf1111c3e5ec9dae8fa4eca674a384200MD52ORIGINAL001142043.pdfTexto completoapplication/pdf1112011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241031/1/001142043.pdfaaa6f6fe9a72bb04a1daa5fe84930214MD5110183/2410312023-08-10 03:32:32.778756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-10T06:32:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Improving the training of elementary-level science teachers : an experience in thermal physics
title Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
spellingShingle Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
Marques, Nelson Luiz Reyes
Formação de professores
Ensino fundamental
Ensino de física
Elementary school
Physics teaching
Thermal physics
Didactic material
title_short Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
title_full Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
title_fullStr Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
title_full_unstemmed Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
title_sort Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental : uma experiência em física térmica
author Marques, Nelson Luiz Reyes
author_facet Marques, Nelson Luiz Reyes
Araujo, Ives Solano
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Nelson Luiz Reyes
Araujo, Ives Solano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino fundamental
Ensino de física
topic Formação de professores
Ensino fundamental
Ensino de física
Elementary school
Physics teaching
Thermal physics
Didactic material
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary school
Physics teaching
Thermal physics
Didactic material
description O entendimento de conceitos básicos de Física é um aspecto fundamental para a formação intelectual de cidadãos de qualquer sociedade moderna. Como parte da alfabetização científica dos indivíduos, iniciada no ensino fundamental, tal conhecimento é imprescindível para uma compreensão adequada do mundo que nos cerca. Entretanto, mesmo reconhecendo a importância da discussão de tópicos de Física, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para abordá-los, optando pela discussão exclusiva de tópicos de Biologia e Química nas aulas de Ciências. Tendo isso em vista, desenvolvemos uma proposta de ensino de conceitos de Física Térmica voltada para alunos dos cursos Normal de magistério e pedagogia, com o intuito de complementar sua formação docente e apresentar sugestões de atividades didáticas que possam ser realizadas por seus futuros alunos do ensino fundamental. No presente artigo, apresentamos uma visão geral de nossa proposta, implementada na forma de um curso de extensão, descrevendo sua elaboração (referenciais teóricos e estudos anteriores), composição (texto de apoio e experimentos didáticos), estrutura (módulos do curso) e desenvolvimento (aplicações com alunos). Como resultados de sua aplicação, podemos observar um avanço em termos da aprendizagem dos conceitos físicos discutidos por parte dos alunos, principalmente dos conceitos de temperatura e calor, e, também, motivação para o desenvolvimento de futuras práticas de ensino sobre esse conteúdo. Acreditamos que a adaptação e uso de nossa proposta em cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências do ensino fundamental possa contribuir para uma melhor capacitação docente, no que diz respeito ao aprendizado de Física Térmica, e também apontar caminhos para que esse conteúdo seja mais bem aproveitado em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-25T05:03:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241031
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142043
identifier_str_mv 1982-2413
001142043
url http://hdl.handle.net/10183/241031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 5, n. 3 (abr. 2010), p. 131-152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241031/2/001142043.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241031/1/001142043.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f1111c3e5ec9dae8fa4eca674a384200
aaa6f6fe9a72bb04a1daa5fe84930214
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225059342221312