Fonoaudiologia e inclusão escolar : revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236231 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura brasileira das produções científicas sobre a contribuição da Fonoaudiologia na inclusão escolar. Foram utilizadas as bases de dados “Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME)" e do "Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)". Os descritores utilizados foram: “fonoaudiologia e inclusão escolar”, “fonoaudiologia e educação inclusiva”, “fonoaudiologia e ensino regular” e "fonoaudiologia e educação especial". A análise dos dados foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram identificados os dados dos artigos que compreendem ano, autoria e título. Na segunda etapa ocorreu a análise e a discussão quanto ao conteúdo das produções e seus principais achados. Foram identificados 15 trabalhos referentes ao tema dessa revisão. Observou-se que as publicações concentraram-se nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015; Nos anos de 2007, 2013, 2014, 2016 e 2017 não foram encontradas publicações que correspondessem aos critérios desse estudo. Dentre as especificidades das áreas encontradas, a maioria dos trabalhos enquadra-se dentro da temática de necessidades educativas especiais, seguida pela temática surdez, síndrome de Down e deficiência visual. Menos frequentemente são encontradas publicações sobre paralisia cerebral, dificuldades de comunicação e Transtorno Global do Desenvolvimento. Destaca-se que é escassa a literatura nacional sobre a contribuição da Fonoaudiologia na inclusão escolar. O campo de trabalho nesse processo mostra-se extenso e aberto, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre a inserção do fonoaudiólogo no processo de inclusão escolar. |
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Alós, Bruna Graciele SouzaFrança, Marcio PezziniWolff, Clarice Lehnen2022-03-25T04:35:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/236231001092720O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura brasileira das produções científicas sobre a contribuição da Fonoaudiologia na inclusão escolar. Foram utilizadas as bases de dados “Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME)" e do "Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)". Os descritores utilizados foram: “fonoaudiologia e inclusão escolar”, “fonoaudiologia e educação inclusiva”, “fonoaudiologia e ensino regular” e "fonoaudiologia e educação especial". A análise dos dados foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram identificados os dados dos artigos que compreendem ano, autoria e título. Na segunda etapa ocorreu a análise e a discussão quanto ao conteúdo das produções e seus principais achados. Foram identificados 15 trabalhos referentes ao tema dessa revisão. Observou-se que as publicações concentraram-se nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015; Nos anos de 2007, 2013, 2014, 2016 e 2017 não foram encontradas publicações que correspondessem aos critérios desse estudo. Dentre as especificidades das áreas encontradas, a maioria dos trabalhos enquadra-se dentro da temática de necessidades educativas especiais, seguida pela temática surdez, síndrome de Down e deficiência visual. Menos frequentemente são encontradas publicações sobre paralisia cerebral, dificuldades de comunicação e Transtorno Global do Desenvolvimento. Destaca-se que é escassa a literatura nacional sobre a contribuição da Fonoaudiologia na inclusão escolar. O campo de trabalho nesse processo mostra-se extenso e aberto, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre a inserção do fonoaudiólogo no processo de inclusão escolar.The objective of this study was to review Brazilian scientific literature regarding the contribution of speech language pathology to special needs inclusion at schools. The databases “Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME)" and “Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)” were searched. The following descriptors were used: "speech language therapy and educational inclusion", "speech language therapy and inclusive education", "speech language therapy and mainstream education" and "speech language therapy and special education". Our analysis was performed in two stages. Firstly, the year, authorship, and title of each publication were registered. Secondly, we 16 analyzed and discussed the content and main findings of each study. Fifteen studies on the topic of this review were identified. It was noted that the publications focused on the years of 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 and 2015; In the years 2007, 2013, 2014, 2016 and 2017 no publications were found that corresponded to the criteria of that study. There was new activity in the year 2015, followed by another dormant period which lasted two years. Among the specific areas of research included in our review, the theme of special educational needs was most frequent, followed by deafness, Down’s syndrome and visual impairment. Cerebral palsy, communication impediment and global development delay were least mentioned. We found that Brazilian literature on the contribution of speech language pathology to special needs inclusion at schools is still scarce. This area, which has been opened up by political and educational policies, is extensive and further studies are needed on the role of the speech language pathologist in supporting inclusion.El objetivo de este trabajo ha sido realizar una revisión de la producción científica brasileña acerca de la contribución de la Fonoaudiología en la inclusión escolar. Se utilizaron las bases de datos Biblioteca Virtual em Saúde [Biblioteca virtual de la salud] (BIREME) y del Portal de Periódicos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Los descriptores utilizados fueron: “fonoaudiología e inclusión escolar” “fonoaudiología y educación inclusiva”, “fonoaudiología y enseñanza regular” y "fonoaudiología y educación especial". El análisis de los datos fue realizado en dos etapas. En la primera se identificaron los datos de los artículos que comprenden año, autoría, y título. En la segunda etapa consta el análisis y la discusión del contenido de las producciones y sus principales hallazgos. Se identificaron 15 trabajos referentes al tema de esta revisión. Se observó que las publicaciones se concentraron en los años 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 y 2015; En los años de 2007, 2013, 2014, 2016 y 2017 no se encontraron publicaciones que correspondieran a los criterios de ese estudio. Entre las especificidades de las áreas encontradas, la mayoría de los trabajos se encuadra en la temática de necesidades educativas especiales, seguida por las temáticas: sordera, síndrome de Down y deficiencia visual. Menos frecuentemente se encuentran publicaciones sobre parálisis cerebral, dificultades de comunicación y trastorno generalizado del desarrollo. Se destaca que es escasa la literatura nacional en su contribución con la Fonoaudiología en la inclusión escolar. El campo de trabajo en este proceso se muestra amplio y abierto, mostrando la necesidad de más estudios sobre la inserción del fonoaudiólogo en el proceso de inclusión escolar.application/pdfporInclusão escolarRevisão de literaturaFonoaudiologiaSpeech language pathologySpecial needs inclusionSpecial educationFonoaudiologíaInclusión escolarEducación especialFonoaudiologia e inclusão escolar : revisão de literaturaSpeech language pathology and special needs inclusion at schools : a literature reviewFonoaudiología e inclusión escolar : un repaso a sus estudiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092720.pdf.txt001092720.pdf.txtExtracted Texttext/plain44303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236231/2/001092720.pdf.txt34711ac403f5b8b0d2753c4765e1e76dMD52ORIGINAL001092720.pdfTexto completoapplication/pdf397325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236231/1/001092720.pdf635554272eb07752291c4ae44c1f118fMD5110183/2362312022-03-26 05:03:53.312816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:03:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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