Sistema lógico-semântico de expansão nareescrita de textos acadêmicos : escolhas linguísticas de uma estudanteversusas escolhas do ChatGPT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271174 |
Resumo: | O estudo aborda as escolhas linguísticas presentes na reescrita de textos produzidos por aprendizes novatos em contexto acadêmico e pela ferramenta ChatGPT. Tem-se por objetivo analisar essas escolhas linguísticas a partir do sistema lógico-semântico de expansão (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014) presentes em versões reescritas de um mesmo texto. De natureza qualitativa e interpretativa, o corpus é constituído pela escrita e a reescrita de uma estudante de primeiro semestre de graduação e três versões produzidas pelo ChatGPT, visando à comparação dessas ocorrências. A análise enfoca a natureza das mudanças nos complexos oracionais de todas as versões reescritas, buscando compreender quais mudanças no sistema lógico-semântico são recorrentes. Os resultados mostram que a expansão por intensificação é priorizada pelo ChatGPTatravés do acréscimo de modificadores, o que difere das escolhas da estudante. O ChatGPT segue um padrão, iniciando com orações paratáticas estendidas (1^+2) e dá continuidade com complexosoracionais elaborados hipotaticamente (α^ =β). O ChatGPT oferece respostas diferentes de acordo com o comando dado, numa tentativa de se assemelhar à reescrita, mas mostra dificuldade em produzir seguindo instruções extensas e reconhecer variáveis contidas no feedback. A contribuição diz respeito a entender como o ChatGPT lê as orientações disponibilizadas para reescrever um texto. |
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