Gestão por competências no setor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aoki, José Roberto Yoshimassa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34481
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é o de analisar a gestão por competências na Administração Pública. O modelo de gestão por competências foi desenvolvido para os entes empresariais privados nos anos oitenta do século passado. O modelo foi transposto para os entes governamentais quase que simultaneamente. No entanto, ao se classificar os entes empresariais privados e os entes governamentais pelos critérios de “razão de ser” e as suas características, verificamos que não há coincidências. Na realidade, só existem diferenças. Analisando-se as experiências dos modelos de gestão de competências no setor público inglês e belga, constatam-se resultados inconclusivos após 20 anos de experiência para o primeiro e aplicação de conceitos de avaliação e bonificação distorcidos para o segundo. Aqui no Brasil, os técnicos da OCDE destacam que as práticas de gestão de recursos humanos no governo federal dão pouco espaço para a gestão estratégica baseada em competências e desempenho. Por isso, recomendam a introdução simultânea das gestões por competências e de desempenho. Por outro lado, os técnicos apontam como exemplos de sucesso as empresas estatais (Petrobrás e BNDES) que apresentam todas as características de missão, forma de contratação de funcionários, cultura organizacionais e ambientes operacionais de entes empresariais privados. O único exemplo de ente governamental (Ministério da Fazenda) apresenta resultados inconclusivos, apesar do processo ter sido iniciado em 2007. Por isso, acreditamos que seria mais adequada a elaboração de um novo modelo que levasse em conta a “razão de ser” e suas características dos entes governamentais.
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