Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldo, Ana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Elisete Enir Bernardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240283
Resumo: O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire.
id UFRGS-2_4771c50a9072e1d856159b96ebdd0a7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240283
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:42:30Z20211983-1579http://hdl.handle.net/10183/240283001138648O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire.This article, which is bibliographical in nature, an excerpt from a Master's Thesis in progress, aims to analyze the construction and principles that govern the curriculum of the Pedagogy of the Landless Workers Movement - MST. In the partial analyzes we obtained, we can see that despite maintaining a close relationship with the traditional curriculum, MST Pedagogy overcomes bureaucratic barriers, linking itself to political reality and aiming at the introduction and teaching of contents that help in the construction of the subject Without Land and in the struggle for social transformation. Prioritizing socially useful educational content, the MST Pedagogy curriculum is developed from the reality close to male and female students and through practical experiences in and beyond the classroom.Este artículo, de carácter bibliográfico, extracto de una Tesis de Maestría en curso, tiene como objetivo analizar la construcción y principios que rigen el currículo de la Pedagogía del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST. En los análisis parciales que obtuvimos, podemos ver que a pesar de mantener una estrecha relación con el currículo tradicional, la Pedagogía MST supera las barreras burocráticas, vinculándose a la realidad política y apuntando a la introducción y enseñanza de contenidos que ayuden en la construcción de la asignatura Sin Tierra y en la lucha por la transformación social. Priorizando contenidos educativos de utilidad social, el currículo de Pedagogía MST se desarrolla a partir de la realidad cercana a los estudiantes y a través de experiencias prácticas dentro y fuera del aula.application/pdfporRevista Espaço do Currículo [recurso eletrônico]. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2021. Vol. 14, n. 3 (2021), p. 1-14.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraCurrículoPedagogiaCurriculumPedagogy of the MovementCurrículumPedagogía del MovimientoPedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizadosMST pedagogy and curriculum : beyond authorized knowledge Pedagogía del MST y currículo : más allá del conocimiento autorizado info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138648.pdf.txt001138648.pdf.txtExtracted Texttext/plain54204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/2/001138648.pdf.txtaf3cca07e3a66ad156d496352071dadcMD52ORIGINAL001138648.pdfTexto completoapplication/pdf310429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/1/001138648.pdfa897a58c256869f65ae6039b859625caMD5110183/2402832022-08-17 04:47:02.330601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240283Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:47:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MST pedagogy and curriculum : beyond authorized knowledge
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Pedagogía del MST y currículo : más allá del conocimiento autorizado
title Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
spellingShingle Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
Baldo, Ana Maria
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Currículo
Pedagogia
Curriculum
Pedagogy of the Movement
Currículum
Pedagogía del Movimiento
title_short Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
title_full Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
title_fullStr Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
title_full_unstemmed Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
title_sort Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
author Baldo, Ana Maria
author_facet Baldo, Ana Maria
Garcia, Elisete Enir Bernardi
author_role author
author2 Garcia, Elisete Enir Bernardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldo, Ana Maria
Garcia, Elisete Enir Bernardi
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Currículo
Pedagogia
topic Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Currículo
Pedagogia
Curriculum
Pedagogy of the Movement
Currículum
Pedagogía del Movimiento
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Pedagogy of the Movement
dc.subject.spa.fl_str_mv Currículum
Pedagogía del Movimiento
description O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T04:42:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240283
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-1579
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138648
identifier_str_mv 1983-1579
001138648
url http://hdl.handle.net/10183/240283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Espaço do Currículo [recurso eletrônico]. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2021. Vol. 14, n. 3 (2021), p. 1-14.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/2/001138648.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/1/001138648.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af3cca07e3a66ad156d496352071dadc
a897a58c256869f65ae6039b859625ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058710978560