Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240283 |
Resumo: | O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire. |
id |
UFRGS-2_4771c50a9072e1d856159b96ebdd0a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240283 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:42:30Z20211983-1579http://hdl.handle.net/10183/240283001138648O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire.This article, which is bibliographical in nature, an excerpt from a Master's Thesis in progress, aims to analyze the construction and principles that govern the curriculum of the Pedagogy of the Landless Workers Movement - MST. In the partial analyzes we obtained, we can see that despite maintaining a close relationship with the traditional curriculum, MST Pedagogy overcomes bureaucratic barriers, linking itself to political reality and aiming at the introduction and teaching of contents that help in the construction of the subject Without Land and in the struggle for social transformation. Prioritizing socially useful educational content, the MST Pedagogy curriculum is developed from the reality close to male and female students and through practical experiences in and beyond the classroom.Este artículo, de carácter bibliográfico, extracto de una Tesis de Maestría en curso, tiene como objetivo analizar la construcción y principios que rigen el currículo de la Pedagogía del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST. En los análisis parciales que obtuvimos, podemos ver que a pesar de mantener una estrecha relación con el currículo tradicional, la Pedagogía MST supera las barreras burocráticas, vinculándose a la realidad política y apuntando a la introducción y enseñanza de contenidos que ayuden en la construcción de la asignatura Sin Tierra y en la lucha por la transformación social. Priorizando contenidos educativos de utilidad social, el currículo de Pedagogía MST se desarrolla a partir de la realidad cercana a los estudiantes y a través de experiencias prácticas dentro y fuera del aula.application/pdfporRevista Espaço do Currículo [recurso eletrônico]. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2021. Vol. 14, n. 3 (2021), p. 1-14.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraCurrículoPedagogiaCurriculumPedagogy of the MovementCurrículumPedagogía del MovimientoPedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizadosMST pedagogy and curriculum : beyond authorized knowledge Pedagogía del MST y currículo : más allá del conocimiento autorizado info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138648.pdf.txt001138648.pdf.txtExtracted Texttext/plain54204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/2/001138648.pdf.txtaf3cca07e3a66ad156d496352071dadcMD52ORIGINAL001138648.pdfTexto completoapplication/pdf310429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/1/001138648.pdfa897a58c256869f65ae6039b859625caMD5110183/2402832022-08-17 04:47:02.330601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240283Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:47:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
MST pedagogy and curriculum : beyond authorized knowledge |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Pedagogía del MST y currículo : más allá del conocimiento autorizado |
title |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
spellingShingle |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados Baldo, Ana Maria Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Currículo Pedagogia Curriculum Pedagogy of the Movement Currículum Pedagogía del Movimiento |
title_short |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
title_full |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
title_fullStr |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
title_sort |
Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados |
author |
Baldo, Ana Maria |
author_facet |
Baldo, Ana Maria Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldo, Ana Maria Garcia, Elisete Enir Bernardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Currículo Pedagogia |
topic |
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Currículo Pedagogia Curriculum Pedagogy of the Movement Currículum Pedagogía del Movimiento |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Pedagogy of the Movement |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Currículum Pedagogía del Movimiento |
description |
O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:42:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240283 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-1579 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138648 |
identifier_str_mv |
1983-1579 001138648 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Espaço do Currículo [recurso eletrônico]. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2021. Vol. 14, n. 3 (2021), p. 1-14. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/2/001138648.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240283/1/001138648.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af3cca07e3a66ad156d496352071dadc a897a58c256869f65ae6039b859625ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225058710978560 |