O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Cássia Luciana Barcellos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95914
Resumo: Atuarmos junto a crianças que vivem dentro de uma nova estrutura social em constante transformação nos oportunizou verificar até que ponto a inserção do computador na escola influencia no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Alguns alunos apresentam dificuldades cognitivas, de raciocínio lógico, relacionamento interpessoal. Nesses casos, dependendo da proposta e forma que for utilizado, o computador pode vir a ser um grande aliado para ajudar a buscar alternativas para contornar essas mazelas caso não seja possível resolvê-las completamente. Esta pesquisa e, consequentemente a produção dessa monografia tem como propósito apontar alguns caminhos possíveis nesse sentido a partir de dados coletados em duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Município de Balneário Pinhal a partir da visão de alunos e professores dessas duas escolas do município que contribuíram expressando sua visão sobre os aspectos elencados para essa pesquisa. Isso ocorreu a partir do intuito de analisarmos como estão acontecendo às relações computador-aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando quais as transformações enfrentadas pelos alunos e pelas escolas a partir disso e como pode se refletir no aprendizado. Nessa perspectiva, faz-se necessária uma proposta de formação dos professores que favoreça a reflexão sobre a relação entre teoria e a prática proporcionando a experimentação de novas alternativas pedagógicas, incluindo para tal o computador ao cotidiano escolar. Cabe destacar que isso não significa desprezar as outras práticas e tecnologias até então utilizadas, mas sim, apropriar-se de outras, promovendo novos significados e com isso produzindo transformações possíveis, nas propostas pedagógicas, práticas e relações entre professores, alunos e recursos tecnológicos disponíveis na escola ou que possam ser aproveitados por ela.
id UFRGS-2_47f33c7b51d79b942d411e1b935b1088
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souto, Cássia Luciana BarcellosSelli, Maribel Susane2014-06-03T02:03:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/95914000912259Atuarmos junto a crianças que vivem dentro de uma nova estrutura social em constante transformação nos oportunizou verificar até que ponto a inserção do computador na escola influencia no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Alguns alunos apresentam dificuldades cognitivas, de raciocínio lógico, relacionamento interpessoal. Nesses casos, dependendo da proposta e forma que for utilizado, o computador pode vir a ser um grande aliado para ajudar a buscar alternativas para contornar essas mazelas caso não seja possível resolvê-las completamente. Esta pesquisa e, consequentemente a produção dessa monografia tem como propósito apontar alguns caminhos possíveis nesse sentido a partir de dados coletados em duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Município de Balneário Pinhal a partir da visão de alunos e professores dessas duas escolas do município que contribuíram expressando sua visão sobre os aspectos elencados para essa pesquisa. Isso ocorreu a partir do intuito de analisarmos como estão acontecendo às relações computador-aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando quais as transformações enfrentadas pelos alunos e pelas escolas a partir disso e como pode se refletir no aprendizado. Nessa perspectiva, faz-se necessária uma proposta de formação dos professores que favoreça a reflexão sobre a relação entre teoria e a prática proporcionando a experimentação de novas alternativas pedagógicas, incluindo para tal o computador ao cotidiano escolar. Cabe destacar que isso não significa desprezar as outras práticas e tecnologias até então utilizadas, mas sim, apropriar-se de outras, promovendo novos significados e com isso produzindo transformações possíveis, nas propostas pedagógicas, práticas e relações entre professores, alunos e recursos tecnológicos disponíveis na escola ou que possam ser aproveitados por ela.We work with children living within a new social structure in constant transformation made us check to what extent the inclusion of computer in school influences on teaching and learning process of the early years of elementary school. Some students have cognitive difficulties, logical, interpersonal skills. In these cases, depending on the proposal and how it is used, the computer can be a great ally to help find alternatives to circumvent these evils if you can't solve them completely. This research and the production of this monograph aims to point out some possible paths along those lines from data collected in two school units of Municipal Education Network of the municipality of Balneário Pinhal from the vision of students and teachers of the two schools of the municipality who contributed expressing their view on the aspects listed for this research. This occurred from the intention to look at as they are happening to computer-student relations in the early years of elementary school, noting that the changes faced by students and by schools from this and how can reflect learning. In this perspective, it is necessary a proposal for training of teachers that encourage reflection about the relationship between theory and practice providing experimentation with new pedagogical alternatives, including the computer to school every day. It is worth mentioning that this does not mean disregarding the other practices and technologies hitherto used, but yes, take ownership of other, promoting new meanings and thus producing possible transformations, pedagogical, practical proposals and relationships between teachers, pupils and technological resources available in school or that can be leveraged by it.application/pdfporTecnologia educacionalComputador na educaçãoEnsino fundamentalComputerSchoolTeachingLearningO uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912259.pdf000912259.pdfTexto completoapplication/pdf469732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95914/1/000912259.pdf8876f3bb9d8a57f538404d11c06080a2MD51TEXT000912259.pdf.txt000912259.pdf.txtExtracted Texttext/plain87032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95914/2/000912259.pdf.txt6aa7892d928f77d23d82fe173d4aea9aMD52THUMBNAIL000912259.pdf.jpg000912259.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95914/3/000912259.pdf.jpgd58b1854430c26cd93569f3382aeea8dMD5310183/959142018-10-16 07:57:16.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
title O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
Souto, Cássia Luciana Barcellos
Tecnologia educacional
Computador na educação
Ensino fundamental
Computer
School
Teaching
Learning
title_short O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamental
author Souto, Cássia Luciana Barcellos
author_facet Souto, Cássia Luciana Barcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Cássia Luciana Barcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Selli, Maribel Susane
contributor_str_mv Selli, Maribel Susane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Computador na educação
Ensino fundamental
topic Tecnologia educacional
Computador na educação
Ensino fundamental
Computer
School
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer
School
Teaching
Learning
description Atuarmos junto a crianças que vivem dentro de uma nova estrutura social em constante transformação nos oportunizou verificar até que ponto a inserção do computador na escola influencia no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Alguns alunos apresentam dificuldades cognitivas, de raciocínio lógico, relacionamento interpessoal. Nesses casos, dependendo da proposta e forma que for utilizado, o computador pode vir a ser um grande aliado para ajudar a buscar alternativas para contornar essas mazelas caso não seja possível resolvê-las completamente. Esta pesquisa e, consequentemente a produção dessa monografia tem como propósito apontar alguns caminhos possíveis nesse sentido a partir de dados coletados em duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Município de Balneário Pinhal a partir da visão de alunos e professores dessas duas escolas do município que contribuíram expressando sua visão sobre os aspectos elencados para essa pesquisa. Isso ocorreu a partir do intuito de analisarmos como estão acontecendo às relações computador-aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando quais as transformações enfrentadas pelos alunos e pelas escolas a partir disso e como pode se refletir no aprendizado. Nessa perspectiva, faz-se necessária uma proposta de formação dos professores que favoreça a reflexão sobre a relação entre teoria e a prática proporcionando a experimentação de novas alternativas pedagógicas, incluindo para tal o computador ao cotidiano escolar. Cabe destacar que isso não significa desprezar as outras práticas e tecnologias até então utilizadas, mas sim, apropriar-se de outras, promovendo novos significados e com isso produzindo transformações possíveis, nas propostas pedagógicas, práticas e relações entre professores, alunos e recursos tecnológicos disponíveis na escola ou que possam ser aproveitados por ela.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95914
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912259
url http://hdl.handle.net/10183/95914
identifier_str_mv 000912259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95914/1/000912259.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95914/2/000912259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95914/3/000912259.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8876f3bb9d8a57f538404d11c06080a2
6aa7892d928f77d23d82fe173d4aea9a
d58b1854430c26cd93569f3382aeea8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127114907648