O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Clayton Salvador de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3837
Resumo: Sendo este um artigo de pesquisa qualitativa que usa a subjetividade, de forma pura ou seja, vindo para discutir ideologias, polemicas e teorias, exploratória na construção de hipóteses, bibliográfica feita através da internet, na qual sua busca foi baseada no google acadêmico entre o período de outubro a dezembro de 2021, por artigos e livros científicos brasileiros, atualizados publicados nos últimos quatro anos, e tendo como objetivo geral tornar o acesso às tecnologias digitais à população menos favorecida, bem como o objetivo específico: mostrar que é possível a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de forma positiva no aprendizado dos discentes em sala de aula das escolas públicas de ensino fundamental deste país, bem como as dificuldades encontradas por profissionais e estudantes quanto a afinidade do uso dessas ferramentas tecnológicas em uso educacional, sobretudo a falta de políticas educacionais melhores por parte dos governantes em geral. Portanto, o computador e os demais aparatos tecnológicos são vistos como bens necessário, e o saber operacional constitui-se em condição de empregabilidade, conhecimento e domínio da cultura. Os resultados mostram por mais que se queira justificar, que ficou notório a falta de interesse por parte das autoridades competentes, em fazer maior investimento tecnológico na educação como um todo. Além da falta de capacitação e mediação prática para os profissionais educadores, com o uso das novas tecnologias, direcionadas à educação dentro da sala de aula como um método inovador, preenchendo lacunas e promovendo um novo aprendizado de forma lúdica e igualitária.
id UFRPE_c3cf79550b9a9c84dee80baf80577a73
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3837
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamentalTecnologia educacionalEnsino fundamentalComputadores e civilizaçãoSendo este um artigo de pesquisa qualitativa que usa a subjetividade, de forma pura ou seja, vindo para discutir ideologias, polemicas e teorias, exploratória na construção de hipóteses, bibliográfica feita através da internet, na qual sua busca foi baseada no google acadêmico entre o período de outubro a dezembro de 2021, por artigos e livros científicos brasileiros, atualizados publicados nos últimos quatro anos, e tendo como objetivo geral tornar o acesso às tecnologias digitais à população menos favorecida, bem como o objetivo específico: mostrar que é possível a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de forma positiva no aprendizado dos discentes em sala de aula das escolas públicas de ensino fundamental deste país, bem como as dificuldades encontradas por profissionais e estudantes quanto a afinidade do uso dessas ferramentas tecnológicas em uso educacional, sobretudo a falta de políticas educacionais melhores por parte dos governantes em geral. Portanto, o computador e os demais aparatos tecnológicos são vistos como bens necessário, e o saber operacional constitui-se em condição de empregabilidade, conhecimento e domínio da cultura. Os resultados mostram por mais que se queira justificar, que ficou notório a falta de interesse por parte das autoridades competentes, em fazer maior investimento tecnológico na educação como um todo. Além da falta de capacitação e mediação prática para os profissionais educadores, com o uso das novas tecnologias, direcionadas à educação dentro da sala de aula como um método inovador, preenchendo lacunas e promovendo um novo aprendizado de forma lúdica e igualitária.BrasilCarvalho, Marcia Rejane Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/4015443671120866Araújo, Clayton Salvador de2023-01-30T15:39:16Z2023-01-30T15:39:16Z2022-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfARAUJO, Clayton Salvador de. O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3837porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-30T15:39:19Zoai:dspace:123456789/3837Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-30T15:39:19Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
title O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
Araújo, Clayton Salvador de
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Computadores e civilização
title_short O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
author Araújo, Clayton Salvador de
author_facet Araújo, Clayton Salvador de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marcia Rejane Almeida de
http://lattes.cnpq.br/4015443671120866
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Clayton Salvador de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Computadores e civilização
topic Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Computadores e civilização
description Sendo este um artigo de pesquisa qualitativa que usa a subjetividade, de forma pura ou seja, vindo para discutir ideologias, polemicas e teorias, exploratória na construção de hipóteses, bibliográfica feita através da internet, na qual sua busca foi baseada no google acadêmico entre o período de outubro a dezembro de 2021, por artigos e livros científicos brasileiros, atualizados publicados nos últimos quatro anos, e tendo como objetivo geral tornar o acesso às tecnologias digitais à população menos favorecida, bem como o objetivo específico: mostrar que é possível a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de forma positiva no aprendizado dos discentes em sala de aula das escolas públicas de ensino fundamental deste país, bem como as dificuldades encontradas por profissionais e estudantes quanto a afinidade do uso dessas ferramentas tecnológicas em uso educacional, sobretudo a falta de políticas educacionais melhores por parte dos governantes em geral. Portanto, o computador e os demais aparatos tecnológicos são vistos como bens necessário, e o saber operacional constitui-se em condição de empregabilidade, conhecimento e domínio da cultura. Os resultados mostram por mais que se queira justificar, que ficou notório a falta de interesse por parte das autoridades competentes, em fazer maior investimento tecnológico na educação como um todo. Além da falta de capacitação e mediação prática para os profissionais educadores, com o uso das novas tecnologias, direcionadas à educação dentro da sala de aula como um método inovador, preenchendo lacunas e promovendo um novo aprendizado de forma lúdica e igualitária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-17
2023-01-30T15:39:16Z
2023-01-30T15:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Clayton Salvador de. O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3837
identifier_str_mv ARAUJO, Clayton Salvador de. O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277164587057152