The shared know-how in Linguistic bodies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Eros Moreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220185
Resumo: Os autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva.
id UFRGS-2_486a2e44d929fa2842ab79d37247336a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Eros Moreira de2021-04-23T04:25:03Z20211519-5023http://hdl.handle.net/10183/220185001123882Os autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva.The authors of Linguistic Bodies appeal to shared know-how to explain the social and participatory interactions upon which linguistic skills and agency rest. However, some issues lurk around the notion of shared know-how and require attention and clarification. In particular, one issue concerns the agent behind the shared know-how, a second one concerns whether shared know-how can be reducible to individual know-how or not. In this paper, I sustain that there is no single answer to the first issue; depending on the case, shared know-how can belong to the participants of a social activity or to the system the participants bring forth together. In relation to the second issue, I sustain, following the authors, a non-reduc-tive account of shared know-how. I also suggest that responsiveness to others, which is a fundamental element of shared know-how, can be extended by perceptual learning.application/pdfengFilosofia UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 22, n. 1 (Jan./Apr. 2021), p. [94]-101Comunicação lingüísticaInteração socialFilosofiaAprendizadoShared know-howParticipatory sense-makingSocial agencyResponsiveness to othersEnactivismThe shared know-how in Linguistic bodiesO saber-fazer compartilhado no Linguistic bodies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123882.pdf.txt001123882.pdf.txtExtracted Texttext/plain42714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220185/2/001123882.pdf.txtdc88c9e5f8ce559b55f952ff4c202037MD52ORIGINAL001123882.pdfTexto completo (inglês)application/pdf566038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220185/1/001123882.pdf0c018b905efee47c1f5bc2c2b75f0163MD5110183/2201852023-09-21 03:40:14.608055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The shared know-how in Linguistic bodies
dc.title.alternative.en.fl_str_mv O saber-fazer compartilhado no Linguistic bodies
title The shared know-how in Linguistic bodies
spellingShingle The shared know-how in Linguistic bodies
Carvalho, Eros Moreira de
Comunicação lingüística
Interação social
Filosofia
Aprendizado
Shared know-how
Participatory sense-making
Social agency
Responsiveness to others
Enactivism
title_short The shared know-how in Linguistic bodies
title_full The shared know-how in Linguistic bodies
title_fullStr The shared know-how in Linguistic bodies
title_full_unstemmed The shared know-how in Linguistic bodies
title_sort The shared know-how in Linguistic bodies
author Carvalho, Eros Moreira de
author_facet Carvalho, Eros Moreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Eros Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação lingüística
Interação social
Filosofia
Aprendizado
topic Comunicação lingüística
Interação social
Filosofia
Aprendizado
Shared know-how
Participatory sense-making
Social agency
Responsiveness to others
Enactivism
dc.subject.eng.fl_str_mv Shared know-how
Participatory sense-making
Social agency
Responsiveness to others
Enactivism
description Os autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-23T04:25:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220185
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-5023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123882
identifier_str_mv 1519-5023
001123882
url http://hdl.handle.net/10183/220185
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Filosofia UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 22, n. 1 (Jan./Apr. 2021), p. [94]-101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220185/2/001123882.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220185/1/001123882.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dc88c9e5f8ce559b55f952ff4c202037
0c018b905efee47c1f5bc2c2b75f0163
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225015032545280