The shared know-how in Linguistic bodies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Eros Moreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220185
Resumo: Os autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva.
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spelling Carvalho, Eros Moreira de2021-04-23T04:25:03Z20211519-5023http://hdl.handle.net/10183/220185001123882Os autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva.The authors of Linguistic Bodies appeal to shared know-how to explain the social and participatory interactions upon which linguistic skills and agency rest. However, some issues lurk around the notion of shared know-how and require attention and clarification. In particular, one issue concerns the agent behind the shared know-how, a second one concerns whether shared know-how can be reducible to individual know-how or not. In this paper, I sustain that there is no single answer to the first issue; depending on the case, shared know-how can belong to the participants of a social activity or to the system the participants bring forth together. In relation to the second issue, I sustain, following the authors, a non-reduc-tive account of shared know-how. I also suggest that responsiveness to others, which is a fundamental element of shared know-how, can be extended by perceptual learning.application/pdfengFilosofia UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 22, n. 1 (Jan./Apr. 2021), p. [94]-101Comunicação lingüísticaInteração socialFilosofiaAprendizadoShared know-howParticipatory sense-makingSocial agencyResponsiveness to othersEnactivismThe shared know-how in Linguistic bodiesO saber-fazer compartilhado no Linguistic bodies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123882.pdf.txt001123882.pdf.txtExtracted Texttext/plain42714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220185/2/001123882.pdf.txtdc88c9e5f8ce559b55f952ff4c202037MD52ORIGINAL001123882.pdfTexto completo (inglês)application/pdf566038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220185/1/001123882.pdf0c018b905efee47c1f5bc2c2b75f0163MD5110183/2201852023-09-21 03:40:14.608055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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