Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berao, Denise Beatriz da Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95750
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital.
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