Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95750 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital. |
id |
UFRGS-2_489a538acba94baddfc58f961178913a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95750 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Berao, Denise Beatriz da CunhaMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-05-30T02:05:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/95750000913497Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital.application/pdfporMídias digitaisAprendizagemConstrução civilOs recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913497.pdf000913497.pdfTexto completoapplication/pdf8721017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/1/000913497.pdfc101c6a5135fbd9c8c6dc821cb82d37aMD51TEXT000913497.pdf.txt000913497.pdf.txtExtracted Texttext/plain66318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/2/000913497.pdf.txtb77a16917ea6b7f662c019c732a494f0MD52THUMBNAIL000913497.pdf.jpg000913497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/3/000913497.pdf.jpg3d5cbdc052700e06ef8c4f226ae476cfMD5310183/957502023-12-25 04:24:58.04569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
title |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
spellingShingle |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional Berao, Denise Beatriz da Cunha Mídias digitais Aprendizagem Construção civil |
title_short |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
title_full |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
title_fullStr |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
title_full_unstemmed |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
title_sort |
Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional |
author |
Berao, Denise Beatriz da Cunha |
author_facet |
Berao, Denise Beatriz da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berao, Denise Beatriz da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moresco, Silvia Ferreto da Silva |
contributor_str_mv |
Moresco, Silvia Ferreto da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias digitais Aprendizagem Construção civil |
topic |
Mídias digitais Aprendizagem Construção civil |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:05:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95750 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913497 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95750 |
identifier_str_mv |
000913497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/1/000913497.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/2/000913497.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/3/000913497.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c101c6a5135fbd9c8c6dc821cb82d37a b77a16917ea6b7f662c019c732a494f0 3d5cbdc052700e06ef8c4f226ae476cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126477373440 |