Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berao, Denise Beatriz da Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95750
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital.
id UFRGS-2_489a538acba94baddfc58f961178913a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95750
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Berao, Denise Beatriz da CunhaMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-05-30T02:05:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/95750000913497Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital.application/pdfporMídias digitaisAprendizagemConstrução civilOs recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913497.pdf000913497.pdfTexto completoapplication/pdf8721017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/1/000913497.pdfc101c6a5135fbd9c8c6dc821cb82d37aMD51TEXT000913497.pdf.txt000913497.pdf.txtExtracted Texttext/plain66318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/2/000913497.pdf.txtb77a16917ea6b7f662c019c732a494f0MD52THUMBNAIL000913497.pdf.jpg000913497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/3/000913497.pdf.jpg3d5cbdc052700e06ef8c4f226ae476cfMD5310183/957502023-12-25 04:24:58.04569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
title Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
spellingShingle Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
Berao, Denise Beatriz da Cunha
Mídias digitais
Aprendizagem
Construção civil
title_short Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
title_full Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
title_fullStr Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
title_full_unstemmed Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
title_sort Os recursos midiáticos na aprendizagem de legislação da construção civil: enfoque profissional
author Berao, Denise Beatriz da Cunha
author_facet Berao, Denise Beatriz da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berao, Denise Beatriz da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
contributor_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Aprendizagem
Construção civil
topic Mídias digitais
Aprendizagem
Construção civil
description Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das mídias como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem da área de conhecimento Legislação da Construção Civil 1, do Curso de Edificações, no Centro Tecnológico Estadual Parobé, em Porto Alegre- RS. Esta área de conhecimento possui como bases tecnológicas: a aplicação das normas e do código de edificações, tendo em vista a qualidade e eficácia de um projeto arquitetônico; a identificação e distinção dos acessos aos indivíduos portadores de deficiência; o conhecimentos do código de edificações e das normas técnicas; reconhecimento das normas de acessibilidade. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa ação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários constituídos de questões abertas e fechadas com o propósito de levantar dados que respondam ao problema proposto. Nessa perspectiva, considerou-se como problema de pesquisa verificar como os recursos midiáticos estão sendo utilizados no ensino e aprendizagem da Legislação Urbanística, para aprovação de Projetos Arquitetônicos, nas Prefeituras Municipais. Concluiu-se que a metodologia pedagógica adotada, apoiada pela utilização de recursos midiáticos, obteve resultados positivos, sendo capaz de promover a aprendizagem significativa de forma prazerosa. Neste contexto, tornou-se claro o papel da escola como ambiente de inclusão digital.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95750
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913497
url http://hdl.handle.net/10183/95750
identifier_str_mv 000913497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/1/000913497.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/2/000913497.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95750/3/000913497.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c101c6a5135fbd9c8c6dc821cb82d37a
b77a16917ea6b7f662c019c732a494f0
3d5cbdc052700e06ef8c4f226ae476cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126477373440