Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibola, Leandro Rosniak
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263086
Resumo: As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem.
id UFRGS-2_49907b09cf06e5ad5d6ae248464131af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263086
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tibola, Leandro RosniakTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:32:51Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263086001173394As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem.The new generations of students in classrooms are accustomed to electronic games and the permanent connection to the Internet. Faced with this new reality, education confront the challenge of using technological resources similar to those that the student is accustomed to, providing practical activities in the laboratory; so that theoretical concepts received in the classroom can be applied in a virtual environment. This work presents a Virtual Educational Laboratory (VEL) that seeks to provide the state of Flow and active learning. The VEL was validated by 49 students, from 15 to 20 years old, who presented signs of Flow and improvement in learning.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 220-229Educação a distânciaVirtual Educational LabFlow StateActive LearningGamificationVirtual WorldsLaboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativaVirtual educational LABS as promoters of the flow state and the active learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173394.pdf.txt001173394.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/2/001173394.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173394.pdfTexto completoapplication/pdf3569941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/1/001173394.pdf6f0adef5b3e0bea282561a0f4017f38cMD5110183/2630862023-08-04 03:32:19.690208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual educational LABS as promoters of the flow state and the active learning
title Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
spellingShingle Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
Tibola, Leandro Rosniak
Educação a distância
Virtual Educational Lab
Flow State
Active Learning
Gamification
Virtual Worlds
title_short Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
title_full Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
title_fullStr Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
title_full_unstemmed Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
title_sort Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
author Tibola, Leandro Rosniak
author_facet Tibola, Leandro Rosniak
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibola, Leandro Rosniak
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
topic Educação a distância
Virtual Educational Lab
Flow State
Active Learning
Gamification
Virtual Worlds
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual Educational Lab
Flow State
Active Learning
Gamification
Virtual Worlds
description As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:32:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263086
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173394
identifier_str_mv 1679-1916
001173394
url http://hdl.handle.net/10183/263086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 220-229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/2/001173394.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/1/001173394.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
6f0adef5b3e0bea282561a0f4017f38c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094430720000