Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263086 |
Resumo: | As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_49907b09cf06e5ad5d6ae248464131af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263086 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tibola, Leandro RosniakTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:32:51Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263086001173394As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem.The new generations of students in classrooms are accustomed to electronic games and the permanent connection to the Internet. Faced with this new reality, education confront the challenge of using technological resources similar to those that the student is accustomed to, providing practical activities in the laboratory; so that theoretical concepts received in the classroom can be applied in a virtual environment. This work presents a Virtual Educational Laboratory (VEL) that seeks to provide the state of Flow and active learning. The VEL was validated by 49 students, from 15 to 20 years old, who presented signs of Flow and improvement in learning.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 220-229Educação a distânciaVirtual Educational LabFlow StateActive LearningGamificationVirtual WorldsLaboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativaVirtual educational LABS as promoters of the flow state and the active learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173394.pdf.txt001173394.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/2/001173394.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173394.pdfTexto completoapplication/pdf3569941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/1/001173394.pdf6f0adef5b3e0bea282561a0f4017f38cMD5110183/2630862023-08-04 03:32:19.690208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual educational LABS as promoters of the flow state and the active learning |
title |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
spellingShingle |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa Tibola, Leandro Rosniak Educação a distância Virtual Educational Lab Flow State Active Learning Gamification Virtual Worlds |
title_short |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
title_full |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
title_fullStr |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
title_full_unstemmed |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
title_sort |
Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa |
author |
Tibola, Leandro Rosniak |
author_facet |
Tibola, Leandro Rosniak Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tibola, Leandro Rosniak Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância |
topic |
Educação a distância Virtual Educational Lab Flow State Active Learning Gamification Virtual Worlds |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual Educational Lab Flow State Active Learning Gamification Virtual Worlds |
description |
As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:32:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263086 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173394 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001173394 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 220-229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/2/001173394.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263086/1/001173394.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 6f0adef5b3e0bea282561a0f4017f38c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225094430720000 |