"Bullying" e as ações de enfermagem : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natália Peixoto dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24883
Resumo: Com a análise de dados de 19 artigos sobre o fenômeno bullying e as ações de enfermagem, buscou-se conhecer o que os profissionais de enfermagem estão fazendo para minimizar e prevenir essas situações de violência nas escolas. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura sobre bullying no ambiente escolar, publicados em português, espanhol e inglês, de 1998 a 2009. Resultados e Discussão: Em oito estudos foram descritos os sinais e sintomas apresentados pelos envolvidos com bullying, os sintomas físicos mais apontados foram dor de cabeça, dor de estômago; sintomas psicossomáticos foram dificuldade para dormir, enurese noturna, sintomas depressivos, e maiores índices de problemas psiquiátricos. São mais propensos a baixos rendimento e evasão escolar. Observou-se que os índices para os atos de bullying modificam-se conforme a faixa etária, o gênero, a cultura do local que se vive, a etnia apresentada e as características diferentes entre os indivíduos. Nos países com políticas antibullying mais solidificadas os escores para a violência escolar são menores do que nos países com culturas diferentes. As conseqüências para as vítimas e para os autores de bullying são negativas, conforme apresentado pelos 8 estudos que tratavam desse contexto. As abordagens referidas na amostra trazem métodos de prevenção para os envolvidos com bullying, com orientações de resolução do problema não somente para autores e para vítimas, mas também, para professores, pais, profissionais da saúde e toda a comunidade envolvida. Considerações finais: Percebem-se poucas publicações no Brasil sobre essa temática que representem a realidade nacional. Frente a essa situação é necessário que tenhamos dados atualizados do nosso cotidiano para que os programas de prevenção obtenham a eficácia esperada. A efetividade das ações virá a partir do momento em que o enfermeiro exercer plenamente sua cidadania, contribuindo para não clandestinidade desse tipo de violência.
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Observou-se que os índices para os atos de bullying modificam-se conforme a faixa etária, o gênero, a cultura do local que se vive, a etnia apresentada e as características diferentes entre os indivíduos. Nos países com políticas antibullying mais solidificadas os escores para a violência escolar são menores do que nos países com culturas diferentes. As conseqüências para as vítimas e para os autores de bullying são negativas, conforme apresentado pelos 8 estudos que tratavam desse contexto. As abordagens referidas na amostra trazem métodos de prevenção para os envolvidos com bullying, com orientações de resolução do problema não somente para autores e para vítimas, mas também, para professores, pais, profissionais da saúde e toda a comunidade envolvida. Considerações finais: Percebem-se poucas publicações no Brasil sobre essa temática que representem a realidade nacional. Frente a essa situação é necessário que tenhamos dados atualizados do nosso cotidiano para que os programas de prevenção obtenham a eficácia esperada. A efetividade das ações virá a partir do momento em que o enfermeiro exercer plenamente sua cidadania, contribuindo para não clandestinidade desse tipo de violência.With the analysis of data from 19 articles about the bullying phenomenon and nursing actions, this Integrative Review sought to know what the nursing staff is doing to reduce and prevent such situations of violence in schools. Methodology: This is an Integrative Review of the literature on bullying in schools, published in Portuguese, Spanish and English, 1998-2009. Results and Discussion: In eight studies were reported signs and symptoms shown by those involved with bullying, physical symptoms most frequently reported were headache, stomach pain, psychosomatic symptoms were sleeping difficulties, nocturnal enuresis, depressive symptoms and higher rates of psychiatric problems. Are more prone to low performance and school dropout. It was noted that the indexes for the acts of bullying are modified according to age, gender, culture of the place we live, ethnicity presented and the different characteristics between individuals. In countries with policies anti-bullying more solidified scores for school violence are lower than in countries with different cultures. The consequences for victims and perpetrators of bullying are negative, as shown by the eight studies that addressed this context. The approaches mentioned in the sample bring prevention methods for those involved in bullying, with guidance to resolve the problem not only for perpetrators and victims, but also for teachers, parents, health professionals and community members involved. Conclusion: Nurses perceive few publications on this theme in Brazil, representing this national reality. In this situation it is necessary to have updated data from our everyday so that prevention programs achieve expected effectiveness. Search on bullying provides a new perspective to Nursing, dimensioning so, another universe of alternatives for dealing with the problem. The effectiveness of the actions will come from the time the nurse fully exercise their citizenship, contributing to uncover this kind of violence.application/pdfporBullyingEnfermagemBullyingChildNursing"Bullying" e as ações de enfermagem : uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2010Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000749926.pdf000749926.pdfTexto completoapplication/pdf203378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24883/1/000749926.pdf8a375d885223d4fda1593c7bfde17376MD51TEXT000749926.pdf.txt000749926.pdf.txtExtracted Texttext/plain66380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24883/2/000749926.pdf.txte3d6b278d948c3ac2e7dc8fa9a50ff69MD52THUMBNAIL000749926.pdf.jpg000749926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24883/3/000749926.pdf.jpgc6428f9dfcc7b16c327f975b4f7fe2feMD5310183/248832018-10-18 07:33:23.232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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