O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253376 |
Resumo: | Os avanços causados pela tecnologia têm provocado mudanças significativas na comunicação das pessoas, sobretudo, no que se refere à escrita. Embora a habilidade de escrever seja algo fundamental em todas as áreas de conhecimento, na área de Linguagens e, especialmente, no que compete à produção textual, ainda há uma grande lacuna acerca do uso das tecnologias digitais com foco na qualificação do texto. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura de estudos já realizados no que diz respeitoaos temas tecnologias digitais e escrita digital, publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2022). Os resultados obtidos demonstram uma gama considerável de tecnologias digitais disponíveis no mercado, utilizadas no contexto escolar em diferentes níveis de ensino, embora isso não contribua necessariamente com a qualidade da escrita dos estudantes. Por isso, mediante a estes resultados, espera-se que pesquisas futuras possam ser realizadas com esta finalidade. |
id |
UFRGS-2_49ad5a84bc19e62687df4d83f8db672b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253376 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Débora Luiza daLorandi, AlexandraBehar, Patrícia Alejandra2023-01-04T05:05:07Z20221414-7327http://hdl.handle.net/10183/253376001158945Os avanços causados pela tecnologia têm provocado mudanças significativas na comunicação das pessoas, sobretudo, no que se refere à escrita. Embora a habilidade de escrever seja algo fundamental em todas as áreas de conhecimento, na área de Linguagens e, especialmente, no que compete à produção textual, ainda há uma grande lacuna acerca do uso das tecnologias digitais com foco na qualificação do texto. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura de estudos já realizados no que diz respeitoaos temas tecnologias digitais e escrita digital, publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2022). Os resultados obtidos demonstram uma gama considerável de tecnologias digitais disponíveis no mercado, utilizadas no contexto escolar em diferentes níveis de ensino, embora isso não contribua necessariamente com a qualidade da escrita dos estudantes. Por isso, mediante a estes resultados, espera-se que pesquisas futuras possam ser realizadas com esta finalidade.The advances caused by technology have caused significant changes in people's communication, especially with regard to writing. Although the ability to write is fundamental in all areas of knowledge, in the area of Languages and, especially, in what concerns textual production, there is still a large gap regarding the use of digital technologies with a focus on text qualification. In this context, this article aims to present a systematic literature review of studies already carried out with regard to digital technologies and digital writing, published in the last five years (2017 to 2022). The results obtained demonstrate a considerable range of digital technologies available on the market, used in the school context at different levels of education, although this does not necessarily contribute to the quality of students' writing. Therefore, through these results, it is expected that future research can be carried out for this purpose.application/pdfporRevista Concilium. 2022. Vol. 22, n. 7 (2022), p. 798-812Tecnologia educacionalText productionDigital technologiesDigital writingWriting qualificationSystematic reviewO uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literaturaThe use of digital technologies and the qualification of writing : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158945.pdf.txt001158945.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/2/001158945.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001158945.pdfTexto completoapplication/pdf3202167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/1/001158945.pdf68d95b17c341b9067c122a13353d7a13MD5110183/2533762023-01-06 06:01:30.789125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of digital technologies and the qualification of writing : a systematic literature review |
title |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura Silva, Débora Luiza da Tecnologia educacional Text production Digital technologies Digital writing Writing qualification Systematic review |
title_short |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura |
author |
Silva, Débora Luiza da |
author_facet |
Silva, Débora Luiza da Lorandi, Alexandra Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Lorandi, Alexandra Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora Luiza da Lorandi, Alexandra Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Text production Digital technologies Digital writing Writing qualification Systematic review |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Text production Digital technologies Digital writing Writing qualification Systematic review |
description |
Os avanços causados pela tecnologia têm provocado mudanças significativas na comunicação das pessoas, sobretudo, no que se refere à escrita. Embora a habilidade de escrever seja algo fundamental em todas as áreas de conhecimento, na área de Linguagens e, especialmente, no que compete à produção textual, ainda há uma grande lacuna acerca do uso das tecnologias digitais com foco na qualificação do texto. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura de estudos já realizados no que diz respeitoaos temas tecnologias digitais e escrita digital, publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2022). Os resultados obtidos demonstram uma gama considerável de tecnologias digitais disponíveis no mercado, utilizadas no contexto escolar em diferentes níveis de ensino, embora isso não contribua necessariamente com a qualidade da escrita dos estudantes. Por isso, mediante a estes resultados, espera-se que pesquisas futuras possam ser realizadas com esta finalidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T05:05:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253376 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-7327 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001158945 |
identifier_str_mv |
1414-7327 001158945 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Concilium. 2022. Vol. 22, n. 7 (2022), p. 798-812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/2/001158945.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/1/001158945.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 68d95b17c341b9067c122a13353d7a13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225078100197376 |