O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Luiza da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lorandi, Alexandra, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253376
Resumo: Os avanços causados pela tecnologia têm provocado mudanças significativas na comunicação das pessoas, sobretudo, no que se refere à escrita. Embora a habilidade de escrever seja algo fundamental em todas as áreas de conhecimento, na área de Linguagens e, especialmente, no que compete à produção textual, ainda há uma grande lacuna acerca do uso das tecnologias digitais com foco na qualificação do texto. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura de estudos já realizados no que diz respeitoaos temas tecnologias digitais e escrita digital, publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2022). Os resultados obtidos demonstram uma gama considerável de tecnologias digitais disponíveis no mercado, utilizadas no contexto escolar em diferentes níveis de ensino, embora isso não contribua necessariamente com a qualidade da escrita dos estudantes. Por isso, mediante a estes resultados, espera-se que pesquisas futuras possam ser realizadas com esta finalidade.
id UFRGS-2_49ad5a84bc19e62687df4d83f8db672b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253376
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Débora Luiza daLorandi, AlexandraBehar, Patrícia Alejandra2023-01-04T05:05:07Z20221414-7327http://hdl.handle.net/10183/253376001158945Os avanços causados pela tecnologia têm provocado mudanças significativas na comunicação das pessoas, sobretudo, no que se refere à escrita. Embora a habilidade de escrever seja algo fundamental em todas as áreas de conhecimento, na área de Linguagens e, especialmente, no que compete à produção textual, ainda há uma grande lacuna acerca do uso das tecnologias digitais com foco na qualificação do texto. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura de estudos já realizados no que diz respeitoaos temas tecnologias digitais e escrita digital, publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2022). Os resultados obtidos demonstram uma gama considerável de tecnologias digitais disponíveis no mercado, utilizadas no contexto escolar em diferentes níveis de ensino, embora isso não contribua necessariamente com a qualidade da escrita dos estudantes. Por isso, mediante a estes resultados, espera-se que pesquisas futuras possam ser realizadas com esta finalidade.The advances caused by technology have caused significant changes in people's communication, especially with regard to writing. Although the ability to write is fundamental in all areas of knowledge, in the area of Languages and, especially, in what concerns textual production, there is still a large gap regarding the use of digital technologies with a focus on text qualification. In this context, this article aims to present a systematic literature review of studies already carried out with regard to digital technologies and digital writing, published in the last five years (2017 to 2022). The results obtained demonstrate a considerable range of digital technologies available on the market, used in the school context at different levels of education, although this does not necessarily contribute to the quality of students' writing. Therefore, through these results, it is expected that future research can be carried out for this purpose.application/pdfporRevista Concilium. 2022. Vol. 22, n. 7 (2022), p. 798-812Tecnologia educacionalText productionDigital technologiesDigital writingWriting qualificationSystematic reviewO uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literaturaThe use of digital technologies and the qualification of writing : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158945.pdf.txt001158945.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/2/001158945.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001158945.pdfTexto completoapplication/pdf3202167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/1/001158945.pdf68d95b17c341b9067c122a13353d7a13MD5110183/2533762023-01-06 06:01:30.789125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of digital technologies and the qualification of writing : a systematic literature review
title O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
Silva, Débora Luiza da
Tecnologia educacional
Text production
Digital technologies
Digital writing
Writing qualification
Systematic review
title_short O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
title_full O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
title_sort O uso das tecnologias digitais e a qualificação da escrita uma revisão sistemática de literatura
author Silva, Débora Luiza da
author_facet Silva, Débora Luiza da
Lorandi, Alexandra
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Lorandi, Alexandra
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora Luiza da
Lorandi, Alexandra
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Text production
Digital technologies
Digital writing
Writing qualification
Systematic review
dc.subject.eng.fl_str_mv Text production
Digital technologies
Digital writing
Writing qualification
Systematic review
description Os avanços causados pela tecnologia têm provocado mudanças significativas na comunicação das pessoas, sobretudo, no que se refere à escrita. Embora a habilidade de escrever seja algo fundamental em todas as áreas de conhecimento, na área de Linguagens e, especialmente, no que compete à produção textual, ainda há uma grande lacuna acerca do uso das tecnologias digitais com foco na qualificação do texto. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura de estudos já realizados no que diz respeitoaos temas tecnologias digitais e escrita digital, publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2022). Os resultados obtidos demonstram uma gama considerável de tecnologias digitais disponíveis no mercado, utilizadas no contexto escolar em diferentes níveis de ensino, embora isso não contribua necessariamente com a qualidade da escrita dos estudantes. Por isso, mediante a estes resultados, espera-se que pesquisas futuras possam ser realizadas com esta finalidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T05:05:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253376
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-7327
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158945
identifier_str_mv 1414-7327
001158945
url http://hdl.handle.net/10183/253376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Concilium. 2022. Vol. 22, n. 7 (2022), p. 798-812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/2/001158945.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253376/1/001158945.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
68d95b17c341b9067c122a13353d7a13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078100197376