Adolescência e respeito : a docência que faz diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallego, Andréa Bonetti
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104918
Resumo: Este artigo é um dos resultados de um estudo que pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para cooperação, através das representações dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudos de casos múltiplos, tendo como referencial teórico a Epistemologia Genética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. Os adolescentes e os professores mais indicados foram entrevistados através do Método Clínico de Piaget. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.
id UFRGS-2_4b12993ae2f76652253526cd94873c63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104918
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gallego, Andréa BonettiBecker, Maria Luiza Rheingantz2014-10-25T02:14:01Z20081984-1655http://hdl.handle.net/10183/104918000673218Este artigo é um dos resultados de um estudo que pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para cooperação, através das representações dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudos de casos múltiplos, tendo como referencial teórico a Epistemologia Genética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. Os adolescentes e os professores mais indicados foram entrevistados através do Método Clínico de Piaget. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.This paper is one of the results of a study that examined how can a teacher be in the role of significant/respected adult, facilitating not only the process of moral development in the student but autonomy and cooperation as well, through the students representations. It is a qualitative research through multiple-case studies, that used Genetic Epistemology as its theorical reference. The research was conducted in one of the schools run by public power in Porto Alegre, and chose as its research subjects adolescent students in the third year of highschool and the teachers who were mentioned as being the most significant for the students. The adolescents and the most mentioned teachers were interviewed through the Piaget Clinical Method. The data were organized in cases constituted by a teacher and the students that chose him/her, trying to determine the characteristics of the relationship existing between the students and this teacher that makes a difference. The obtained results show that the teacher who can make a difference is the one who promotes mutual cooperation and respect relationships with affection and particularity as necessary characteristics. It was also seen that the reflexion about their practice and about moral development was relevant for these teachers.application/pdfporSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 1, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 116-133Epistemologia genéticaAdolescenteDesenvolvimento moralRelação professor-alunoPsicologia da educaçãoPsicologia da adolescênciaMutual respectCooperationAdolescenceMoral developmentStudent/teacher relationshipAdolescência e respeito : a docência que faz diferençaAdolescence and respect : the teaching that makes differenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000673218.pdf000673218.pdfTexto completoapplication/pdf104864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104918/1/000673218.pdf26d7b18de3cc06aae34fd9c987abeeeeMD51TEXT000673218.pdf.txt000673218.pdf.txtExtracted Texttext/plain41267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104918/2/000673218.pdf.txtcd7825a7e91b38a39faa4e9b04600a6cMD52THUMBNAIL000673218.pdf.jpg000673218.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104918/3/000673218.pdf.jpgc67303f3841eb3475e378e67816e2d0eMD5310183/1049182018-10-16 08:39:34.468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:39:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adolescence and respect : the teaching that makes difference
title Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
spellingShingle Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
Gallego, Andréa Bonetti
Epistemologia genética
Adolescente
Desenvolvimento moral
Relação professor-aluno
Psicologia da educação
Psicologia da adolescência
Mutual respect
Cooperation
Adolescence
Moral development
Student/teacher relationship
title_short Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
title_full Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
title_fullStr Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
title_full_unstemmed Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
title_sort Adolescência e respeito : a docência que faz diferença
author Gallego, Andréa Bonetti
author_facet Gallego, Andréa Bonetti
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallego, Andréa Bonetti
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Adolescente
Desenvolvimento moral
Relação professor-aluno
Psicologia da educação
Psicologia da adolescência
topic Epistemologia genética
Adolescente
Desenvolvimento moral
Relação professor-aluno
Psicologia da educação
Psicologia da adolescência
Mutual respect
Cooperation
Adolescence
Moral development
Student/teacher relationship
dc.subject.eng.fl_str_mv Mutual respect
Cooperation
Adolescence
Moral development
Student/teacher relationship
description Este artigo é um dos resultados de um estudo que pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para cooperação, através das representações dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudos de casos múltiplos, tendo como referencial teórico a Epistemologia Genética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. Os adolescentes e os professores mais indicados foram entrevistados através do Método Clínico de Piaget. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-25T02:14:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104918
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-1655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000673218
identifier_str_mv 1984-1655
000673218
url http://hdl.handle.net/10183/104918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 1, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 116-133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104918/1/000673218.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104918/2/000673218.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104918/3/000673218.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26d7b18de3cc06aae34fd9c987abeeee
cd7825a7e91b38a39faa4e9b04600a6c
c67303f3841eb3475e378e67816e2d0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447563838423040