"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218264 |
Resumo: | O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem |
id |
UFRGS-2_4c41d67c52adbc1fa83bf92af4c78d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218264 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Marcus Vinicius MayerTraversini, Clarice SaleteMello, Darlize Teixeira de2021-02-26T04:13:09Z20201518-4919http://hdl.handle.net/10183/218264001121946O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagemThis study aims to analyse documents of the Department for Education of Rio Grande do Sul (SEDUC) to implement the Common National Curricular Base (BNCC) in the education system in Rio Grande do Sul in 2018 and 2019. Therefore, we focus on the teaching methodological proposal, the Design Thinking discussed during the formation of managers and teachers in the education system in Rio Grande do Sul, in the so-called D-Day challenge. Design Thinking is a set of ideas and insights to approach problems related to future acquisition of information, analysis of knowledge and solution proposals (SEDUC, 2019). The methodological proposal for this study follows descriptive and analytical analysis of selected documents problematizing the Design Thinking and its close relation with performativity discourse in education (BALL, 2010). From a discursive analysis perspective this paper is embedded in, the documental texts are taken as the result of a process of social construction, cultural artefacts, once they make teachers’ identities and subjectivities. The analysis helped us to get the following research findings: i) the Design Thinking methodology in education has been taken due to its ‘innovating’ quality, but it is a mismatch with teachers’ working conditions for its appropriation and development in classroom; and ii) implementation of BNCC with the Curriculum using the Design Thinking tends to stress on market master narratives targeting student performativity undervaluing pedagogical conditions which encourage the non-learningapplication/pdfporTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 22, n. 50 (abr./jun. 2020), p. 140-164Formação de professoresCurrículoBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Common National Curricular BaseTeacher educationDesign ThinkingCurriculum"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul‘D-day challenge is to put design thinking into practice’ : analysis of the implementation of BNCC in the education system in Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121946.pdf.txt001121946.pdf.txtExtracted Texttext/plain59271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218264/2/001121946.pdf.txta5ed55bb8faecf3b19a6a2408f49bfb4MD52ORIGINAL001121946.pdfTexto completoapplication/pdf491665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218264/1/001121946.pdf9e60c4132bcf6aebc133c42e7d512b3dMD5110183/2182642021-09-19 04:32:54.902875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218264Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:32:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
‘D-day challenge is to put design thinking into practice’ : analysis of the implementation of BNCC in the education system in Rio Grande do Sul |
title |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul Pereira, Marcus Vinicius Mayer Formação de professores Currículo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Common National Curricular Base Teacher education Design Thinking Curriculum |
title_short |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
title_full |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
title_sort |
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
author |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer |
author_facet |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer Traversini, Clarice Salete Mello, Darlize Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Traversini, Clarice Salete Mello, Darlize Teixeira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer Traversini, Clarice Salete Mello, Darlize Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Currículo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
topic |
Formação de professores Currículo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Common National Curricular Base Teacher education Design Thinking Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Common National Curricular Base Teacher education Design Thinking Curriculum |
description |
O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-26T04:13:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218264 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-4919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121946 |
identifier_str_mv |
1518-4919 001121946 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Textura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 22, n. 50 (abr./jun. 2020), p. 140-164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218264/2/001121946.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218264/1/001121946.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5ed55bb8faecf3b19a6a2408f49bfb4 9e60c4132bcf6aebc133c42e7d512b3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725088560054272 |