Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Débora Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36406
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e o olhar das formandas sob esses aspectos. A pesquisa, de caráter qualitativo contou com a análise de documentos e a aplicação de questionário à estudantes em processo de conclusão do curso em questão. Considera assim, em suas categorias de análise, três distintos e inter-relacionados pólos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, conforme a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006; o currículo e o Projeto Pedagógico da FACED/UFRGS e o olhar das concluintes frente a essa formação. As análises, baseadas nos estudos de Sacristán (2002), Pimenta (1994, 2001), Pimenta e Lima (2005, 2006), Tardiff (2002) e Bondía (2002) permitem identificarmos um silencioso e presente processo de “aligeiramento” na constituição de professores generalistas (atuantes em diferentes áreas) que, conforme o estudo, acarreta principalmente na qualidade da formação do pedagogo que, diante de tais questões, percebe-se muitas vezes despreparados para os desafios cotidianos da educação.
id UFRGS-2_4caa164f8f2cf336344cfb47bf294c0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36406
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paim, Débora LopesJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2012-01-17T01:19:48Z2011http://hdl.handle.net/10183/36406000817570O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e o olhar das formandas sob esses aspectos. A pesquisa, de caráter qualitativo contou com a análise de documentos e a aplicação de questionário à estudantes em processo de conclusão do curso em questão. Considera assim, em suas categorias de análise, três distintos e inter-relacionados pólos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, conforme a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006; o currículo e o Projeto Pedagógico da FACED/UFRGS e o olhar das concluintes frente a essa formação. As análises, baseadas nos estudos de Sacristán (2002), Pimenta (1994, 2001), Pimenta e Lima (2005, 2006), Tardiff (2002) e Bondía (2002) permitem identificarmos um silencioso e presente processo de “aligeiramento” na constituição de professores generalistas (atuantes em diferentes áreas) que, conforme o estudo, acarreta principalmente na qualidade da formação do pedagogo que, diante de tais questões, percebe-se muitas vezes despreparados para os desafios cotidianos da educação.application/pdfporProfessorFormaçãoPolíticas públicasNa prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817570.pdf.txt000817570.pdf.txtExtracted Texttext/plain89351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/2/000817570.pdf.txtc3de16f3a6e3628c87d6ca25c2288706MD52ORIGINAL000817570.pdf000817570.pdfTexto completoapplication/pdf604336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/1/000817570.pdfeb89b41563dae0c354abc7a3d5ffbdd2MD51THUMBNAIL000817570.pdf.jpg000817570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/3/000817570.pdf.jpg757a51c60b2a24ad6fbbd242810d6657MD5310183/364062018-10-09 08:43:50.683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:43:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
title Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
spellingShingle Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
Paim, Débora Lopes
Professor
Formação
Políticas públicas
title_short Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
title_full Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
title_fullStr Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
title_full_unstemmed Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
title_sort Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
author Paim, Débora Lopes
author_facet Paim, Débora Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Débora Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Políticas públicas
topic Professor
Formação
Políticas públicas
description O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e o olhar das formandas sob esses aspectos. A pesquisa, de caráter qualitativo contou com a análise de documentos e a aplicação de questionário à estudantes em processo de conclusão do curso em questão. Considera assim, em suas categorias de análise, três distintos e inter-relacionados pólos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, conforme a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006; o currículo e o Projeto Pedagógico da FACED/UFRGS e o olhar das concluintes frente a essa formação. As análises, baseadas nos estudos de Sacristán (2002), Pimenta (1994, 2001), Pimenta e Lima (2005, 2006), Tardiff (2002) e Bondía (2002) permitem identificarmos um silencioso e presente processo de “aligeiramento” na constituição de professores generalistas (atuantes em diferentes áreas) que, conforme o estudo, acarreta principalmente na qualidade da formação do pedagogo que, diante de tais questões, percebe-se muitas vezes despreparados para os desafios cotidianos da educação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817570
url http://hdl.handle.net/10183/36406
identifier_str_mv 000817570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/2/000817570.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/1/000817570.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/3/000817570.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3de16f3a6e3628c87d6ca25c2288706
eb89b41563dae0c354abc7a3d5ffbdd2
757a51c60b2a24ad6fbbd242810d6657
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420405018624