Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36406 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e o olhar das formandas sob esses aspectos. A pesquisa, de caráter qualitativo contou com a análise de documentos e a aplicação de questionário à estudantes em processo de conclusão do curso em questão. Considera assim, em suas categorias de análise, três distintos e inter-relacionados pólos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, conforme a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006; o currículo e o Projeto Pedagógico da FACED/UFRGS e o olhar das concluintes frente a essa formação. As análises, baseadas nos estudos de Sacristán (2002), Pimenta (1994, 2001), Pimenta e Lima (2005, 2006), Tardiff (2002) e Bondía (2002) permitem identificarmos um silencioso e presente processo de “aligeiramento” na constituição de professores generalistas (atuantes em diferentes áreas) que, conforme o estudo, acarreta principalmente na qualidade da formação do pedagogo que, diante de tais questões, percebe-se muitas vezes despreparados para os desafios cotidianos da educação. |
id |
UFRGS-2_4caa164f8f2cf336344cfb47bf294c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36406 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paim, Débora LopesJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2012-01-17T01:19:48Z2011http://hdl.handle.net/10183/36406000817570O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e o olhar das formandas sob esses aspectos. A pesquisa, de caráter qualitativo contou com a análise de documentos e a aplicação de questionário à estudantes em processo de conclusão do curso em questão. Considera assim, em suas categorias de análise, três distintos e inter-relacionados pólos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, conforme a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006; o currículo e o Projeto Pedagógico da FACED/UFRGS e o olhar das concluintes frente a essa formação. As análises, baseadas nos estudos de Sacristán (2002), Pimenta (1994, 2001), Pimenta e Lima (2005, 2006), Tardiff (2002) e Bondía (2002) permitem identificarmos um silencioso e presente processo de “aligeiramento” na constituição de professores generalistas (atuantes em diferentes áreas) que, conforme o estudo, acarreta principalmente na qualidade da formação do pedagogo que, diante de tais questões, percebe-se muitas vezes despreparados para os desafios cotidianos da educação.application/pdfporProfessorFormaçãoPolíticas públicasNa prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817570.pdf.txt000817570.pdf.txtExtracted Texttext/plain89351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/2/000817570.pdf.txtc3de16f3a6e3628c87d6ca25c2288706MD52ORIGINAL000817570.pdf000817570.pdfTexto completoapplication/pdf604336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/1/000817570.pdfeb89b41563dae0c354abc7a3d5ffbdd2MD51THUMBNAIL000817570.pdf.jpg000817570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/3/000817570.pdf.jpg757a51c60b2a24ad6fbbd242810d6657MD5310183/364062018-10-09 08:43:50.683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:43:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
title |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
spellingShingle |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista Paim, Débora Lopes Professor Formação Políticas públicas |
title_short |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
title_full |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
title_fullStr |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
title_full_unstemmed |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
title_sort |
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista |
author |
Paim, Débora Lopes |
author_facet |
Paim, Débora Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Débora Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Políticas públicas |
topic |
Professor Formação Políticas públicas |
description |
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e o olhar das formandas sob esses aspectos. A pesquisa, de caráter qualitativo contou com a análise de documentos e a aplicação de questionário à estudantes em processo de conclusão do curso em questão. Considera assim, em suas categorias de análise, três distintos e inter-relacionados pólos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia, conforme a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006; o currículo e o Projeto Pedagógico da FACED/UFRGS e o olhar das concluintes frente a essa formação. As análises, baseadas nos estudos de Sacristán (2002), Pimenta (1994, 2001), Pimenta e Lima (2005, 2006), Tardiff (2002) e Bondía (2002) permitem identificarmos um silencioso e presente processo de “aligeiramento” na constituição de professores generalistas (atuantes em diferentes áreas) que, conforme o estudo, acarreta principalmente na qualidade da formação do pedagogo que, diante de tais questões, percebe-se muitas vezes despreparados para os desafios cotidianos da educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-17T01:19:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36406 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000817570 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36406 |
identifier_str_mv |
000817570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/2/000817570.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/1/000817570.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36406/3/000817570.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3de16f3a6e3628c87d6ca25c2288706 eb89b41563dae0c354abc7a3d5ffbdd2 757a51c60b2a24ad6fbbd242810d6657 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224420405018624 |