A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236677 |
Resumo: | Em um cenário econômico globalizado, a capacidade de inovar representa uma considerável vantagem competitiva (DUTRA, 2013). Um dos principais fatores que contribuem nesse processo de inovação é o engajamento voluntário dos colaboradores – algo que, por diferentes razões, sofre oscilações ao longo do tempo. Nesse contexto, a gamificação apresenta-se enquanto uma importante ferramenta cuja proposta é utilizar os elementos de jogos em um contexto de não-jogo para motivar as pessoas na realização de suas atividades (WU, 2011). Partindo dessa compreensão, o presente trabalho teve como objetivo verificar em um grupo de funcionários a influência no engajamento e na motivação como resultado da gamificação implantada em uma empresa de serviços de seguros. Primeiramente, foi construído e aplicado um questionário qualitativo semiestruturado a fim de levantar os elementos de jogos presentes nos sistemas, bem como os polos de motivação explorados. De posse desses dados iniciais, foi elaborado e aplicado um segundo questionário de caráter misto com o intuito de investigar os impactos da gamificação na motivação e engajamento dos funcionários. Ao analisar e discutir os resultados, foi constatado que cerca de 80% dos funcionários sentem-se mais motivados quando utilizam um modelo de gamificação durante suas atividades. A pesquisa também apontou que elementos vinculados à motivação intrínseca tiveram maior impacto no engajamento dos colaboradores quando comparados àqueles vinculados aos extrínsecos. |
id |
UFRGS-2_4d088d9f684e530c980c0925bcf1fe04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sloczinski, DanielTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo2022-04-07T04:47:49Z2019http://hdl.handle.net/10183/236677001104611Em um cenário econômico globalizado, a capacidade de inovar representa uma considerável vantagem competitiva (DUTRA, 2013). Um dos principais fatores que contribuem nesse processo de inovação é o engajamento voluntário dos colaboradores – algo que, por diferentes razões, sofre oscilações ao longo do tempo. Nesse contexto, a gamificação apresenta-se enquanto uma importante ferramenta cuja proposta é utilizar os elementos de jogos em um contexto de não-jogo para motivar as pessoas na realização de suas atividades (WU, 2011). Partindo dessa compreensão, o presente trabalho teve como objetivo verificar em um grupo de funcionários a influência no engajamento e na motivação como resultado da gamificação implantada em uma empresa de serviços de seguros. Primeiramente, foi construído e aplicado um questionário qualitativo semiestruturado a fim de levantar os elementos de jogos presentes nos sistemas, bem como os polos de motivação explorados. De posse desses dados iniciais, foi elaborado e aplicado um segundo questionário de caráter misto com o intuito de investigar os impactos da gamificação na motivação e engajamento dos funcionários. Ao analisar e discutir os resultados, foi constatado que cerca de 80% dos funcionários sentem-se mais motivados quando utilizam um modelo de gamificação durante suas atividades. A pesquisa também apontou que elementos vinculados à motivação intrínseca tiveram maior impacto no engajamento dos colaboradores quando comparados àqueles vinculados aos extrínsecos.application/pdfporEngenharia de produçãoGamificaçãoSetor de serviçosMotivaçãoA influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104611.pdf.txt001104611.pdf.txtExtracted Texttext/plain46222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236677/2/001104611.pdf.txt45afdd7d1f24b245ba32a82f9c5751a1MD52ORIGINAL001104611.pdfTexto completoapplication/pdf1241353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236677/1/001104611.pdfaa2ac0dc79600aad0544ee7e72ceaef1MD5110183/2366772022-04-20 04:47:19.871735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
title |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
spellingShingle |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços Sloczinski, Daniel Engenharia de produção Gamificação Setor de serviços Motivação |
title_short |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
title_full |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
title_fullStr |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
title_full_unstemmed |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
title_sort |
A influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviços |
author |
Sloczinski, Daniel |
author_facet |
Sloczinski, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sloczinski, Daniel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo |
contributor_str_mv |
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Gamificação Setor de serviços Motivação |
topic |
Engenharia de produção Gamificação Setor de serviços Motivação |
description |
Em um cenário econômico globalizado, a capacidade de inovar representa uma considerável vantagem competitiva (DUTRA, 2013). Um dos principais fatores que contribuem nesse processo de inovação é o engajamento voluntário dos colaboradores – algo que, por diferentes razões, sofre oscilações ao longo do tempo. Nesse contexto, a gamificação apresenta-se enquanto uma importante ferramenta cuja proposta é utilizar os elementos de jogos em um contexto de não-jogo para motivar as pessoas na realização de suas atividades (WU, 2011). Partindo dessa compreensão, o presente trabalho teve como objetivo verificar em um grupo de funcionários a influência no engajamento e na motivação como resultado da gamificação implantada em uma empresa de serviços de seguros. Primeiramente, foi construído e aplicado um questionário qualitativo semiestruturado a fim de levantar os elementos de jogos presentes nos sistemas, bem como os polos de motivação explorados. De posse desses dados iniciais, foi elaborado e aplicado um segundo questionário de caráter misto com o intuito de investigar os impactos da gamificação na motivação e engajamento dos funcionários. Ao analisar e discutir os resultados, foi constatado que cerca de 80% dos funcionários sentem-se mais motivados quando utilizam um modelo de gamificação durante suas atividades. A pesquisa também apontou que elementos vinculados à motivação intrínseca tiveram maior impacto no engajamento dos colaboradores quando comparados àqueles vinculados aos extrínsecos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T04:47:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001104611 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236677 |
identifier_str_mv |
001104611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236677/2/001104611.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236677/1/001104611.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45afdd7d1f24b245ba32a82f9c5751a1 aa2ac0dc79600aad0544ee7e72ceaef1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224626191204352 |