Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolkmer, Juliana Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131723
Resumo: Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral.
id UFRGS-2_4df951177be1a1a7259117e03a59c304
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131723
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wolkmer, Juliana RibeiroSantos, Vera Lucia Bertoni dos2016-01-09T02:42:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/131723000982014Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral.A través de la historia oral, se organizan las narrativas de los maestros importantes en la formación académica de dos artistas / profesores de teatro graduados – DAD-UFRGS. Durante la escuela y la carrera académica, se nos cruzamos por numerosos experimentos, muchos de ellos proporcionados por maestros que influyeron en nuestra formación de manera profunda y significativa, y que permanecen vivos en nuestra memoria, haciéndo eco de los conocimientos y sensaciones. Desde la perspectiva de la historia de la sensibilidad, la investigación tiene la intención de buscar aspectos que pasan desapercibidos en el aula todos los días, porque están vinculados a sensaciones individuales determinantes en el proceso de aprendizaje. Los aspectos más destacados de investigación muestran prácticas y formas de ser de algunos profesores de teatro que han superado la mera perspectiva de la entrega de contenido. La pasión y la provocación son los elementos que impregnan un caleidoscopio de recuerdos, construidos y registrados con el fin de mejorar e inspirar a los profesores de teatro que creen en la potencia transformadora de la práctica teatral.application/pdfporTeatro : EnsinoMemóriaHistória oralFormação acadêmicaEducación teatralLa historia oralFormación académicaProfessores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memóriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982014.pdf000982014.pdfTexto completoapplication/pdf565231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/1/000982014.pdfe92afd01d2916e7d769c48291900ab8bMD51TEXT000982014.pdf.txt000982014.pdf.txtExtracted Texttext/plain97263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/2/000982014.pdf.txt56c2f762539cefe5dcc61e359d615e45MD52THUMBNAIL000982014.pdf.jpg000982014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/3/000982014.pdf.jpgf4aa78095283fa427fdeaf374159ba63MD5310183/1317232018-10-25 10:08:10.63oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:08:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
title Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
spellingShingle Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
Wolkmer, Juliana Ribeiro
Teatro : Ensino
Memória
História oral
Formação acadêmica
Educación teatral
La historia oral
Formación académica
title_short Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
title_full Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
title_fullStr Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
title_full_unstemmed Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
title_sort Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
author Wolkmer, Juliana Ribeiro
author_facet Wolkmer, Juliana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolkmer, Juliana Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Ensino
Memória
História oral
Formação acadêmica
topic Teatro : Ensino
Memória
História oral
Formação acadêmica
Educación teatral
La historia oral
Formación académica
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación teatral
La historia oral
Formación académica
description Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-09T02:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131723
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982014
url http://hdl.handle.net/10183/131723
identifier_str_mv 000982014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/1/000982014.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/2/000982014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/3/000982014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e92afd01d2916e7d769c48291900ab8b
56c2f762539cefe5dcc61e359d615e45
f4aa78095283fa427fdeaf374159ba63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224496572530688