Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131723 |
Resumo: | Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral. |
id |
UFRGS-2_4df951177be1a1a7259117e03a59c304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131723 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wolkmer, Juliana RibeiroSantos, Vera Lucia Bertoni dos2016-01-09T02:42:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/131723000982014Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral.A través de la historia oral, se organizan las narrativas de los maestros importantes en la formación académica de dos artistas / profesores de teatro graduados – DAD-UFRGS. Durante la escuela y la carrera académica, se nos cruzamos por numerosos experimentos, muchos de ellos proporcionados por maestros que influyeron en nuestra formación de manera profunda y significativa, y que permanecen vivos en nuestra memoria, haciéndo eco de los conocimientos y sensaciones. Desde la perspectiva de la historia de la sensibilidad, la investigación tiene la intención de buscar aspectos que pasan desapercibidos en el aula todos los días, porque están vinculados a sensaciones individuales determinantes en el proceso de aprendizaje. Los aspectos más destacados de investigación muestran prácticas y formas de ser de algunos profesores de teatro que han superado la mera perspectiva de la entrega de contenido. La pasión y la provocación son los elementos que impregnan un caleidoscopio de recuerdos, construidos y registrados con el fin de mejorar e inspirar a los profesores de teatro que creen en la potencia transformadora de la práctica teatral.application/pdfporTeatro : EnsinoMemóriaHistória oralFormação acadêmicaEducación teatralLa historia oralFormación académicaProfessores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memóriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982014.pdf000982014.pdfTexto completoapplication/pdf565231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/1/000982014.pdfe92afd01d2916e7d769c48291900ab8bMD51TEXT000982014.pdf.txt000982014.pdf.txtExtracted Texttext/plain97263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/2/000982014.pdf.txt56c2f762539cefe5dcc61e359d615e45MD52THUMBNAIL000982014.pdf.jpg000982014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/3/000982014.pdf.jpgf4aa78095283fa427fdeaf374159ba63MD5310183/1317232018-10-25 10:08:10.63oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:08:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
title |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
spellingShingle |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias Wolkmer, Juliana Ribeiro Teatro : Ensino Memória História oral Formação acadêmica Educación teatral La historia oral Formación académica |
title_short |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
title_full |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
title_fullStr |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
title_full_unstemmed |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
title_sort |
Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias |
author |
Wolkmer, Juliana Ribeiro |
author_facet |
Wolkmer, Juliana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolkmer, Juliana Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Ensino Memória História oral Formação acadêmica |
topic |
Teatro : Ensino Memória História oral Formação acadêmica Educación teatral La historia oral Formación académica |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación teatral La historia oral Formación académica |
description |
Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-09T02:42:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131723 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982014 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131723 |
identifier_str_mv |
000982014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/1/000982014.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/2/000982014.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131723/3/000982014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e92afd01d2916e7d769c48291900ab8b 56c2f762539cefe5dcc61e359d615e45 f4aa78095283fa427fdeaf374159ba63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224496572530688 |