"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marcelo Prado Amaral
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Catelli, Francisco, Fenner, Roniere dos Santos, Pauletti, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223389
Resumo: O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada na escola pode ajudar o docente de Química no aperfeiçoamento de sua prática didático-pedagógica. Por fim, apresentamse os encadeamentos pertinentes referente às discussões que compreendem a teoria da transposição didática de Chevallard e alguns aspectos do ensino de Química.
id UFRGS-2_4e4761f8b18e583e32f19acecb4e2c07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223389
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Marcelo Prado AmaralCatelli, FranciscoFenner, Roniere dos SantosPauletti, Fabiana2021-07-07T04:36:59Z20151852-9488http://hdl.handle.net/10183/223389000955743O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada na escola pode ajudar o docente de Química no aperfeiçoamento de sua prática didático-pedagógica. Por fim, apresentamse os encadeamentos pertinentes referente às discussões que compreendem a teoria da transposição didática de Chevallard e alguns aspectos do ensino de Química.The crux of this work is Yves Chevallard’s theory of didactic transposition and its approaches to teaching chemistry. Understanding the nuances involving the journey of knowledge from its origin to entering school can help the teacher of Chemistry to improve their didactic-pedagogic practice. Finally, we present the relevant threads relating to the discussions that comprise the theory of didactic transposition Chevallard and some aspects of teaching chemistry.application/pdfporPrometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 4, n. 10 (2015), p. 15-32Chevallard, YvesEnsino de quimicaChemistry teaching"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química"I think, and all the riddle of theuniverse passes me" : Yves Chevallard and the teaching of chemistryEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000955743.pdf.txt000955743.pdf.txtExtracted Texttext/plain40075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/2/000955743.pdf.txt6a3499b034cdaa40e3081224444cd06eMD52ORIGINAL000955743.pdfTexto completoapplication/pdf171516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/1/000955743.pdf95f4a74e12aa1134ede2551e08c1b3c6MD5110183/2233892022-06-22 05:04:43.064093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-22T08:04:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "I think, and all the riddle of theuniverse passes me" : Yves Chevallard and the teaching of chemistry
title "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
spellingShingle "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Chevallard, Yves
Ensino de quimica
Chemistry teaching
title_short "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
title_full "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
title_fullStr "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
title_full_unstemmed "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
title_sort "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
author Rosa, Marcelo Prado Amaral
author_facet Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
Fenner, Roniere dos Santos
Pauletti, Fabiana
author_role author
author2 Catelli, Francisco
Fenner, Roniere dos Santos
Pauletti, Fabiana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
Fenner, Roniere dos Santos
Pauletti, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Chevallard, Yves
Ensino de quimica
topic Chevallard, Yves
Ensino de quimica
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry teaching
description O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada na escola pode ajudar o docente de Química no aperfeiçoamento de sua prática didático-pedagógica. Por fim, apresentamse os encadeamentos pertinentes referente às discussões que compreendem a teoria da transposição didática de Chevallard e alguns aspectos do ensino de Química.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T04:36:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223389
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1852-9488
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955743
identifier_str_mv 1852-9488
000955743
url http://hdl.handle.net/10183/223389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Prometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 4, n. 10 (2015), p. 15-32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/2/000955743.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/1/000955743.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a3499b034cdaa40e3081224444cd06e
95f4a74e12aa1134ede2551e08c1b3c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225023834292224