"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223389 |
Resumo: | O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada na escola pode ajudar o docente de Química no aperfeiçoamento de sua prática didático-pedagógica. Por fim, apresentamse os encadeamentos pertinentes referente às discussões que compreendem a teoria da transposição didática de Chevallard e alguns aspectos do ensino de Química. |
id |
UFRGS-2_4e4761f8b18e583e32f19acecb4e2c07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223389 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Marcelo Prado AmaralCatelli, FranciscoFenner, Roniere dos SantosPauletti, Fabiana2021-07-07T04:36:59Z20151852-9488http://hdl.handle.net/10183/223389000955743O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada na escola pode ajudar o docente de Química no aperfeiçoamento de sua prática didático-pedagógica. Por fim, apresentamse os encadeamentos pertinentes referente às discussões que compreendem a teoria da transposição didática de Chevallard e alguns aspectos do ensino de Química.The crux of this work is Yves Chevallard’s theory of didactic transposition and its approaches to teaching chemistry. Understanding the nuances involving the journey of knowledge from its origin to entering school can help the teacher of Chemistry to improve their didactic-pedagogic practice. Finally, we present the relevant threads relating to the discussions that comprise the theory of didactic transposition Chevallard and some aspects of teaching chemistry.application/pdfporPrometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 4, n. 10 (2015), p. 15-32Chevallard, YvesEnsino de quimicaChemistry teaching"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química"I think, and all the riddle of theuniverse passes me" : Yves Chevallard and the teaching of chemistryEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000955743.pdf.txt000955743.pdf.txtExtracted Texttext/plain40075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/2/000955743.pdf.txt6a3499b034cdaa40e3081224444cd06eMD52ORIGINAL000955743.pdfTexto completoapplication/pdf171516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/1/000955743.pdf95f4a74e12aa1134ede2551e08c1b3c6MD5110183/2233892022-06-22 05:04:43.064093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-22T08:04:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"I think, and all the riddle of theuniverse passes me" : Yves Chevallard and the teaching of chemistry |
title |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
spellingShingle |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química Rosa, Marcelo Prado Amaral Chevallard, Yves Ensino de quimica Chemistry teaching |
title_short |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
title_full |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
title_fullStr |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
title_full_unstemmed |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
title_sort |
"Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química |
author |
Rosa, Marcelo Prado Amaral |
author_facet |
Rosa, Marcelo Prado Amaral Catelli, Francisco Fenner, Roniere dos Santos Pauletti, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Catelli, Francisco Fenner, Roniere dos Santos Pauletti, Fabiana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Marcelo Prado Amaral Catelli, Francisco Fenner, Roniere dos Santos Pauletti, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chevallard, Yves Ensino de quimica |
topic |
Chevallard, Yves Ensino de quimica Chemistry teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chemistry teaching |
description |
O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada na escola pode ajudar o docente de Química no aperfeiçoamento de sua prática didático-pedagógica. Por fim, apresentamse os encadeamentos pertinentes referente às discussões que compreendem a teoria da transposição didática de Chevallard e alguns aspectos do ensino de Química. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-07T04:36:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223389 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1852-9488 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955743 |
identifier_str_mv |
1852-9488 000955743 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Prometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 4, n. 10 (2015), p. 15-32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/2/000955743.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223389/1/000955743.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a3499b034cdaa40e3081224444cd06e 95f4a74e12aa1134ede2551e08c1b3c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225023834292224 |