Identificação de ciclorrotas : mobilidade cicloviária entre os Campi Centro e Saúde da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189341 |
Resumo: | Este trabalho visa identificar a melhor ciclorrota entre os campi centro e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizados no município de Porto Alegre a partir do levantamento dos trajetos realizados por ciclistas que realizam esse deslocamento. No referencial teórico é abordada a relação da bicicleta dentro do contexto de mobilidade urbana e são indicadas suas características favoráveis e desfavoráveis em relação a outros modos. Em seguida, é definido o conceito de ciclorrota como a melhor rota disponível para ciclistas dentre as rotas cicláveis. Sendo possível que este caminho seja composto por trechos com ciclovias, ciclofaixas ou vias compartilhadas. São apresentados casos de ciclorrotas em capitais brasileiras sendo observadas semelhanças quanto ao uso de sinalização horizontal e vertical e diferenças em relação à utilização de vias calmas ou vias com maiores velocidades e a forma de determinar o trajeto. Por fim é feita a contextualização da área de estudo onde é identificado que a região possui vias com rampas aceitáveis e que os dois campi se localizam entre a rede cicloviária do Bom Fim e da Avenida Ipiranga. O método para coleta dos trechos se deu por meio de um questionário aplicado pessoalmente em locais de acesso aos campi e foi composto por uma parte relativa a características do participante e da viagem e outra parte com um mapa onde foi pedido que fosse traçado o caminho efetivo que realizava. A amostra indicou que os usuários desse trajeto são principalmente homens, jovens, estudantes da universidade que possuem bicicleta própria e viajam pela manhã ou tarde. Priorizam trajetos com, na seguinte ordem, menores distâncias, menores fluxos de veículos, pavimento de boa qualidade e presença de infraestrutura cicloviária. Identificaram como problemas a falta de ciclovias, falta de respeito no trânsito e mal estado de conservação das ruas. Para se deslocar entre os campi mais de 60% pedalam sobre a calçada em algum trecho devido ao medo de acidentes sendo que aproximadamente 30% pedalam no parque. No sentido campus saúde-centro, 40% realizam cruzamentos proibidos para realizar caminhos mais curtos, se expondo ao risco de colisões. A análise das rotas levantadas revelou que as principais ruas utilizadas são a Ramiro Barcelos, Osvaldo Aranha, Santana e Jerônimo de Ornelas, todas sem infraestrutura cicloviária. Foram identificados pontos críticos nos caminhos realizados tais como asfalto com condições ruins, calçamento irregular e cruzamentos de difícil realização que receberam propostas de melhorias através de sinalização e utilização de minirotatória, bike box e platô elevado. Os trechos obtidos dos entrevistados foram avaliados utilizando a metodologia proposta por Dixon (1998) cujo pressuposto é que para atrair ciclistas, as vias devem possuir certas características tais como maior largura de faixa, poucos conflitos e pequeno diferencial de velocidades. O resultado obtido foi à classificação em níveis de serviço com as melhores rotas concentradas na Av. Osvaldo Aranha. A ciclorrota resultante proposta utiliza trechos nessa avenida e trechos sobre o parque visando contemplar as priorizações indicadas pelos entrevistados e garantir maior segurança. |
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Osório, Marcos Vinícius SantosNodari, Christine Tessele2019-03-15T02:28:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/189341001087496Este trabalho visa identificar a melhor ciclorrota entre os campi centro e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizados no município de Porto Alegre a partir do levantamento dos trajetos realizados por ciclistas que realizam esse deslocamento. No referencial teórico é abordada a relação da bicicleta dentro do contexto de mobilidade urbana e são indicadas suas características favoráveis e desfavoráveis em relação a outros modos. Em seguida, é definido o conceito de ciclorrota como a melhor rota disponível para ciclistas dentre as rotas cicláveis. Sendo possível que este caminho seja composto por trechos com ciclovias, ciclofaixas ou vias compartilhadas. São apresentados casos de ciclorrotas em capitais brasileiras sendo observadas semelhanças quanto ao uso de sinalização horizontal e vertical e diferenças em relação à utilização de vias calmas ou vias com maiores velocidades e a forma de determinar o trajeto. Por fim é feita a contextualização da área de estudo onde é identificado que a região possui vias com rampas aceitáveis e que os dois campi se localizam entre a rede cicloviária do Bom Fim e da Avenida Ipiranga. O método para coleta dos trechos se deu por meio de um questionário aplicado pessoalmente em locais de acesso aos campi e foi composto por uma parte relativa a características do participante e da viagem e outra parte com um mapa onde foi pedido que fosse traçado o caminho efetivo que realizava. A amostra indicou que os usuários desse trajeto são principalmente homens, jovens, estudantes da universidade que possuem bicicleta própria e viajam pela manhã ou tarde. Priorizam trajetos com, na seguinte ordem, menores distâncias, menores fluxos de veículos, pavimento de boa qualidade e presença de infraestrutura cicloviária. Identificaram como problemas a falta de ciclovias, falta de respeito no trânsito e mal estado de conservação das ruas. Para se deslocar entre os campi mais de 60% pedalam sobre a calçada em algum trecho devido ao medo de acidentes sendo que aproximadamente 30% pedalam no parque. No sentido campus saúde-centro, 40% realizam cruzamentos proibidos para realizar caminhos mais curtos, se expondo ao risco de colisões. A análise das rotas levantadas revelou que as principais ruas utilizadas são a Ramiro Barcelos, Osvaldo Aranha, Santana e Jerônimo de Ornelas, todas sem infraestrutura cicloviária. Foram identificados pontos críticos nos caminhos realizados tais como asfalto com condições ruins, calçamento irregular e cruzamentos de difícil realização que receberam propostas de melhorias através de sinalização e utilização de minirotatória, bike box e platô elevado. Os trechos obtidos dos entrevistados foram avaliados utilizando a metodologia proposta por Dixon (1998) cujo pressuposto é que para atrair ciclistas, as vias devem possuir certas características tais como maior largura de faixa, poucos conflitos e pequeno diferencial de velocidades. O resultado obtido foi à classificação em níveis de serviço com as melhores rotas concentradas na Av. Osvaldo Aranha. A ciclorrota resultante proposta utiliza trechos nessa avenida e trechos sobre o parque visando contemplar as priorizações indicadas pelos entrevistados e garantir maior segurança.This work aims to identify the best cycle routes between the campuses Centro and Saúde of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), located in the city of Porto Alegre, based on a survey of the paths used by cyclists who do this track. In the theoretical reference the relation between bicycle and urban mobility is approached and the favorable and unfavorable characteristics of this transport. Next, the concept of cycle routes is defined as the best route available for cyclists among the cycle paths. It is possible that this route consists of parts with cycle tracks, bike lanes or shared roads. Cycle routes are presented in Brazilian capitals and some similarities are observed like the use of horizontal and vertical signaling and differences in relation to the use of calm roads or routes with higher speeds and the way of determining the route. Finally, the study area is contextualized where it is identified that the region has streets with acceptable ramps and that the two campuses are located between Bom Fim district and Ipiranga Avenue cycling network. The method for collecting the used paths was done by a survey applied personally in places of access to the campuses and was composed by a part relative to characteristics of the participant and of the trip and another part with a map where it was asked to draw the effective path which he performed. The sample indicated that the users of this route are mainly men, young, university students who own their own bike and travel in the morning or afternoon. Prioritize routes with, in the following order, lower distances, lower traffic flows, good quality pavement and presence of cycling infrastructure. They identified as problems the lack of bicycle lanes, lack of respect in traffic and bad state of conservation of the streets. To move between the campuses more than 60% ride on the sidewalk in some part due to the fear of accidents being that approximately 30% ride in the park. In the campus Saúde-Centro way, 40% go through prohibited crossings to ride shorter distances exposing themselves to the risk of collisions. The analysis of the maps colleted revealed that the main streets used are Ramiro Barcelos, Osvaldo Aranha, Santana and Jerônimo de Ornelas, all without cycling infrastructure. Critical points were identified on the streets, such as bad paving conditions, uneven pavement and difficult crossings that received proposals for improvements through signaling and use of roundabouts, bike boxes and raised crosswalks. The cycle paths were evaluated using the methodology proposed by Dixon (1998), whose assumption is that in order to attract cyclists, roads must possess certain characteristics such as greater curb lane, few conflicts and small speed differential. The result obtained was the classification in levels of service with the best concentrated routes in Av. Osvaldo Aranha. 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