Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwiernik, Luara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134176
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares.
id UFRGS-2_4f0ffac87763fcb62386b3cb019899fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134176
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zwiernik, LuaraDalcin, Andréia2016-03-25T02:05:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/134176000986732Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares.application/pdfporLiteraturaEnsino de matemáticaMatemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986732.pdf000986732.pdfTexto completoapplication/pdf1646544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/1/000986732.pdfbd9fd68d442b6e75b756a0feb4c243c6MD51TEXT000986732.pdf.txt000986732.pdf.txtExtracted Texttext/plain148463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/2/000986732.pdf.txte496d6fdc2578b9e1eee866798fca018MD52THUMBNAIL000986732.pdf.jpg000986732.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/3/000986732.pdf.jpg0a3efbda8641194f95654fa5d58138d7MD5310183/1341762022-02-22 04:49:12.694162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:49:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
title Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
spellingShingle Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
Zwiernik, Luara
Literatura
Ensino de matemática
title_short Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
title_full Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
title_fullStr Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
title_full_unstemmed Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
title_sort Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
author Zwiernik, Luara
author_facet Zwiernik, Luara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwiernik, Luara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Ensino de matemática
topic Literatura
Ensino de matemática
description Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-25T02:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134176
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986732
url http://hdl.handle.net/10183/134176
identifier_str_mv 000986732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/1/000986732.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/2/000986732.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/3/000986732.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd9fd68d442b6e75b756a0feb4c243c6
e496d6fdc2578b9e1eee866798fca018
0a3efbda8641194f95654fa5d58138d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501951725568