Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134176 |
Resumo: | Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares. |
id |
UFRGS-2_4f0ffac87763fcb62386b3cb019899fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134176 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zwiernik, LuaraDalcin, Andréia2016-03-25T02:05:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/134176000986732Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares.application/pdfporLiteraturaEnsino de matemáticaMatemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986732.pdf000986732.pdfTexto completoapplication/pdf1646544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/1/000986732.pdfbd9fd68d442b6e75b756a0feb4c243c6MD51TEXT000986732.pdf.txt000986732.pdf.txtExtracted Texttext/plain148463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/2/000986732.pdf.txte496d6fdc2578b9e1eee866798fca018MD52THUMBNAIL000986732.pdf.jpg000986732.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/3/000986732.pdf.jpg0a3efbda8641194f95654fa5d58138d7MD5310183/1341762022-02-22 04:49:12.694162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:49:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
title |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
spellingShingle |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” Zwiernik, Luara Literatura Ensino de matemática |
title_short |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
title_full |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
title_fullStr |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
title_full_unstemmed |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
title_sort |
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números” |
author |
Zwiernik, Luara |
author_facet |
Zwiernik, Luara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zwiernik, Luara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Ensino de matemática |
topic |
Literatura Ensino de matemática |
description |
Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-25T02:05:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134176 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986732 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134176 |
identifier_str_mv |
000986732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/1/000986732.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/2/000986732.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134176/3/000986732.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd9fd68d442b6e75b756a0feb4c243c6 e496d6fdc2578b9e1eee866798fca018 0a3efbda8641194f95654fa5d58138d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501951725568 |